Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial reconhece ações voluntárias feitas por empresas públicas ou privadas, organizações da sociedade civil e comitês de voluntariado
O Prêmio Aplaude 2023, promovido pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), está com inscrições abertas para empresas públicas ou privadas, organizações da sociedade civil e comitês de voluntariado que tenham implementado ações de voluntariado corporativo no último ano. O objetivo da iniciativa, realizada pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), responsável pela gestão do CBVE, é reconhecer ações transformadoras que contribuam para inspirar pessoas e outras organizações. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 05 de maio.
A seleção acontecerá em 5 etapas: inscrição e envio da documentação; etapa eliminatória; etapa classificatória; divulgação dos finalistas; e anúncio dos vencedores. Os interessados poderão se inscrever em sete categorias da premiação, que contará este ano com o apoio do Instituto Ethos como curador da organização do prêmio. Ao todo, serão 17 finalistas e 7 vencedores e a premiação acontecerá em 31 de agosto.
Dados do último Censo do Voluntariado Corporativo, executado pela CBVE, mostram que 88% das empresas associadas, cujos faturamentos somam mais de 11% do PIB nacional, têm um valor pré-determinado para ações de voluntariado corporativo. O total desse montante é de R$12 milhões.
“Desenvolver o Prêmio Aplaude é um caminho fundamental para o fortalecimento da temática porque reconhece o valor de empresas e pessoas que estão fazendo diferença nos territórios, indo além na transformação de vidas e ampliando a confiança no futuro”, comenta Vandré Brilhante, fundador e diretor-presidente do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável).
Na categoria #inspira, serão reconhecidas atividades de voluntariado transformador em três áreas: Programa de Voluntariado do Ano, Comitês que Inspiram e Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil. Já a categoria #compartilha irá selecionar ações com potencial de replicação e disseminação do conhecimento. Nesta, serão dois prêmios direcionados a iniciativas em Educação e Diversidade.
A categoria #colabora premiará ações estratégicas que colaborem para a construção de um mundo melhor, dando foco a iniciativas alinhadas aos temas de Sustentabilidade e Legado. O Prêmio Aplaude busca dar visibilidade à atuação de organizações públicas e empresariais, organizações comunitárias e comitês de voluntariado responsáveis por atividades voluntárias que promovam transformações sociais alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas.
Além disso, a premiação tem como critérios os pressupostos da Agenda ESG e os Princípios da ONU para Empresas e Direitos Humanos (UNGP), nos âmbitos nacional, regional e local. A avaliação dos participantes e a escolha dos vencedores será feita por um comitê de jurados, entre eles, Vandré Brilhante, Diretor-Presidente do CIEDS; Carlos Victal, Gerente de Sustentabilidade do IBP; Laurelena Palhano, pesquisadora da COPPE UFRJ; e Silvia Naccache, coautora do livro “Voluntariado Empresarial – Estratégias para Implantação de Programas Eficientes.”
Em sua primeira edição, 113 projetos foram inscritos, envolvendo a colaboração de 70.800 voluntários que arrecadaram 400 mil refeições, totalizando 200 toneladas de alimentos que beneficiaram 2,4 milhões de pessoas. O prêmio conta ainda com apoio de organizações brasileiras e internacionais, como CLAVE – Conselho Latino Americano de Voluntariado Empresarial e Voluntare – Rede europeia de Voluntariado.