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POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A empresa estabeleceu alianças com BID Lab, Builders Vision, Chevron Phillips Chemical, Danone, Dow, Mondelēz e Unilever, com o objetivo de promover as iniciativas de reciclagem e redução de resíduos dessas empresas
A presença de resíduos plásticos e lixo nos oceanos é um problema global, que se acentua na região da América Latina e Caribe (ALC). De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a transformação da economia linear para a circular em plásticos poderia provocar economia de US$ 4,5 trilhões até 2040 em custos totais, ao mesmo tempo em que pode reduzir o plástico nos oceanos em 80% e as emissões de gases de efeito estufa em 25%.
Com esse problema em mente, a Circulate Capital anunciou oficialmente sua chegada à América Latina e Caribe (ALC), em aliança com empresas líderes em seus respectivos setores, destinando US$ 65 milhões para escalar a cadeia de suprimentos de reciclagem.
Ernesto Hanhausen, sócio de Investimento da Circulate Capital, explica que a região tem uma área de oportunidade muito importante em termos de reciclagem. Segundo ele , o esforço deve ser feito em conjunto entre empresas que tenham o mesmo objetivo.
“Podemos criar muito impacto se trabalharmos juntos. Alocaremos 65 milhões de dólares na região para promover todas as iniciativas com nossos aliados, e isso é apenas o começo. Agir é importante, especialmente considerando que a ALC tem uma das taxas de reciclagem mais baixas do mundo. Todo o plástico que é produzido vira lixo, que fica na região. Geramos mais de 30 milhões de toneladas de resíduos por ano, das quais mais 4 vão diretamente para o mar”, explicou.
No evento de lançamento da iniciativa estiveram presentes representantes do BID Lab, laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Marcelo Cabrol; Sofía Díaz Rivera, responsável pela Economia Circular da Danone México; Iván Trillo, Líder de Soluções Circulares e Renováveis da Dow; Santiago Aguilera, diretor regional de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelēz International; e Laura Bonilla, diretora de Assuntos Corporativos da Unilever para o México.
Durante seu discurso, Marcelo Cabrol, responsável pela Unidade de Escalabilidade, Conhecimento e Impacto do BID LAB, disse que há quatro razões pelas quais a colaboração com a Circulate Capital é muito importante, que são concentrar recursos na reciclagem de plásticos; incluir os países menos desenvolvidos nessas iniciativas; a possibilidade de colaboração com líderes do setor e o investimento no trabalho que os moradores realizam para promover a reciclagem.
“Combater a poluição derivada do plástico e promover a economia circular são prioridades de políticas públicas para a América Latina e o Caribe. É por isso que no BID Lab, o laboratório de inovação do Grupo BID, temos orgulho de apoiar o compromisso da Circulate Capital e contribuir com todas as organizações parceiras nesta iniciativa para soluções que serão aplicadas primeiro no México, Brasil, Chile e Colômbia, mas que são escaláveis para toda a região e que se concentraram na mitigação das mudanças climáticas e ajudarão a criar empregos e melhorar a vida de inúmeras comunidades”, disse Cabrol.
Por sua vez, Sofía Díaz Rivera, responsável por Economia Circular da Danone México, destacou que o objetivo da empresa é migrar para embalagens circulares e 100% recicláveis, compostáveis ou reutilizáveis, até 2030. Adicionar resinas recicladas e eliminar o uso de plásticos virgens também faz parte dos seus objetivos. Hoje na Bonafont eles já têm 41% de conteúdo reciclado em seus recipientes. O objetivo mais ambicioso é recuperar mais plástico do que usamos em 2040.
Iván Trillo destacou a iniciativa como parte de uma transformação necessária na região. Como empresa de ciência de materiais, disse que a Dow está considerando a criação de novos produtos sustentáveis, mantendo alto desempenho e inovação desde o design para contribuir com a reciclabilidade das embalagens.
A intervenção de Santiago Aguilera centrou-se na estratégia de criação de snacks cujas embalagens são totalmente recicláveis. Nessa missão, enfatizou que 95% dos produtos da Mondelēz já possuem essa característica.
Laura Bonilla explicou que a Unilever já possui embalagens de produtos feitas de plástico 100% reciclado de qualidade alimentar; mas indicou que, embora haja avanços na circularidade dos plásticos rígidos, há um longo caminho a percorrer em termos de infraestrutura para coleta e reciclagem desses produtos, o que ajudaria a fortalecer toda a cadeia de valor.
A Circulate Capital chega ao México e ao restante da América Latina e Caribe com o objetivo de promover as iniciativas dessas e de outras empresas que têm como prioridade entrar na economia circular e ajudar a mitigar as mudanças climáticas do resíduo plástico. Além disso, procura dignificar o trabalho de quem recolhe resíduos para reciclagem, de forma a impactar positivamente na qualidade de vida das populações locais.