Foto – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Com certificações internacionais que reconhecem engenharia e construções que impactam a qualidade de vida da sociedade, a cidade de Maringá (PR) ganha empreendimento estratégico com iniciativas precisas e concretas de sustentabilidade
A fim de identificar quais cidades e empreendimentos do mundo estão mais avançados em termos de sustentabilidade, instituições mundiais como a GBC-Brasil – Green Building Certification Institute – e a Well analisam soluções sustentáveis de design, construtivas e de engenharia para formar um índice anual de cidades sustentáveis.
O sistema internacional de certificação LEED é utilizado em mais de 160 países para incentivar a transformação de projetos, desde a construção até as operações de edificações, com foco na arquitetura sustentável e engenharia. As instalações são avaliadas em oito dimensões e recebem pontos pelos requisitos atendidos. O nível de certificação (Certified, Silver, Gold e Platinum) é determinado pela quantidade de pontos obtidos. No ranking 4.1 da certificação LEED, o exclusivo Eurogarden Maringá se consagrou como o empreendimento com a maior pontuação no mundo, obtendo 95 pontos, o mais alto patamar de excelência voltado a comunidades, com a Certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design). Esse feito supera empreendimentos localizados na China, Estados Unidos, Guatemala, Índia e Itália.
Além disso, o Eurogarden Maringá recebeu a pré-certificação WELL, considerada a primeira do mundo concedida exclusivamente para obras que impactam a qualidade de vida de seus moradores e ocupantes, incluindo as pessoas como métrica central da certificação, monitorando os impactos dos empreendimentos na saúde, bem-estar, aumento da produtividade e conforto dos usuários. Com indicadores e métricas periódicas que analisam ar, água, nutrição, iluminação, fitness, conforto e saúde mental, o Selo WELL explora uma nova agenda de sustentabilidade, visando ao impacto das edificações na vida da sociedade.
“Estamos realizando o sonho de oferecer um bairro que prioriza a sustentabilidade e o bem-estar geral das pessoas, tanto físico quanto emocional. Maringá já é destaque nacional em qualidade de vida e indicadores econômicos, figurando mais de uma vez no ranking dos 100 maiores municípios brasileiros como a melhor cidade para viver. Corroborando essa crença, nos associamos às melhores empresas e profissionais do mundo na elaboração desse projeto e construção de obras de altíssimo nível”, enfatiza o CEO do Eurogarden Maringá, Jefferson Nogaroli.
Eurogarden: o bairro mais sustentável e saudável do mundo
O Eurogarden Maringá é um bairro construído em uma área de 1,4 milhão de metros quadrados, sendo 583 mil m² de áreas privativas e 796 mil m² de áreas públicas, que abrigará o novo Centro Cívico de Maringá. A região sedia a Justiça do Trabalho, o Fórum Eleitoral e o Hospital da Criança. O atual projeto contempla ainda o novo Fórum Estadual de Maringá.
A iniciativa ambiciosa de construir o bairro mais sustentável do mundo é da Argus Empreendimentos Imobiliários e Sisa Construções Civis, empresas do Grupo Nogaroli. O engenheiro e CEO da Sisa, Claudio Mukai, que é responsável pelas obras com sua equipe de engenharia, reforça que o pilar de sustentabilidade está presente desde o início das construções, que são executadas com práticas que reduzem os impactos ambientais, como Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRCC); planejamento e escolha de materiais adequados e a quantidade racional, a fim de evitar excessos e falta de material; utilização da tecnologia BIM que previne possíveis erros na elaboração do projeto e prevê adoção de medidas preventivas, evitando gastos desnecessários com recompra de materiais; treinamento de colaboradores para adoção de práticas sustentáveis como descarte correto de resíduos e uso racional de água e energia nas obras.
O Eurogarden Maringá segue o modelo das cidades-jardim europeias e adota o conceito “one stop life”, no qual é possível ir ao trabalho, fazer compras, comer, estudar, praticar esportes e lazer sem sair do bairro, percorrendo pequenas distâncias a pé por caminhos arborizados e floridos. “A proposta é reunir em único lugar todas as demandas da vida, com saúde e bem-estar. Reunimos os benefícios da proximidade com a natureza e da urbanização em um só espaço”, complementa Nogaroli. “O Eurogarden terá hospitais, escolas, farmácias, centro gastronômico, mercados, serviços públicos, além de regiões que abrigarão edifícios residenciais e comerciais, studios, lofts, student house, senior living, triple A e um shopping center a céu aberto”, conta.
O Eurogarden Maringá adota políticas de transporte e mobilidade inteligentes e investe em trânsito de qualidade, com ciclovias, bicicletários, bike stops e estações de carregamento de veículos elétricos. Inclusive, toda a energia elétrica do empreendimento é gerada por meio da energia solar própria, com produção anual de aproximadamente 421.667 kWh, suficiente para atender 220 casas/mês no Brasil. “Projetamos também um inovador aeroporto de drones, que possuem baixa emissão de carbono, e são uma aposta do futuro”, detalha o CEO.
O bairro também possui eficiência hídrica, realizando medições constantes da qualidade da água. Além disso, conta com captação de água da chuva, que é posteriormente utilizada nos jardins por um sistema de irrigação com controle central e gotejamento.
Todo o projeto das redes elétrica e óptica foi criado com fiação subterrânea, evitando a poluição visual ou quedas de energia causadas pelos fios elétricos expostos nas torres. Inovador e acolhedor, o empreendimento utiliza a iluminação por meio de lâmpadas Led 3.000K, que favorecem o descanso e o relaxamento, proporcionam mais conforto térmico e geram benefícios para a pele, as plantas e os animais. As lâmpadas Led garantem baixo consumo de energia e possuem vida útil superior às lâmpadas convencionais.
A climatização também é uma prioridade, visto que o bairro possui tecnologia de monitoramento do ar, com análises diárias de qualidade. Já são cerca de 15 mil árvores adultas nas calçadas, praças e jardins que, além de contribuírem para o conforto térmico, colaboram para a renovação do oxigênio e atraem pássaros e pequenos animais. Os projetos arquitetônicos dos futuros prédios serão inteligentes, com brises e cortinas que diminuam a temperatura interna, priorizem a ventilação cruzada natural e, consequentemente, reduzam a necessidade do uso de ar condicionado.
Atrações, lançamentos e projetos em andamentos
O primeiro serviço já oferecido no bairro é o Eurogarden Café e, em agosto, foi lançado o Centro de Experimentação. Este novo prédio, com área de 1.489 m², foi preparado para receber clientes e visitantes e deverá ser um dos mais sustentáveis do mundo. Construído com uso racional de energia, acústica, água, iluminação e visando o bem-estar dos usuários, já conquistou o Selo LEED Platinum e está empenhado em obter a certificação WELL Platinum.
Atualmente em construção e fazendo parte do chamado Distrito de Lazer, está o Eurogarden Arena, que abrigará a TenniStorm, uma escola de esportes com modalidades como tênis, beach tennis e padel; a Clinisport Prime, especializada em treinamento e reabilitação humana; e o Bistrô Bar, segundo espaço gastronômico do distrito.
Com um sistema de segurança inovador, o bairro representa uma verdadeira cidade inteligente e integrada, com monitoramento 24h por meio de câmeras de reconhecimento facial, botão do pânico, monitoramento por drones com speaker por meio do qual o operador de segurança pode se comunicar, aplicativo próprio que utiliza um sistema inovador de computação em nuvem, big data, telecomunicações e internet das coisas, maximizando as conexões digitais. “Projetamos cerca de 3 milhões de metros quadrados de construção, onde aproximadamente 60 mil pessoas, entre moradores, trabalhadores e clientes, poderão circular diariamente. Muito mais do que um condomínio-clube, defendemos o conceito de uma cidade inteligente e sustentável que combina padrões de qualidade de vida, produção e consumo com aspectos socioambientais”, finaliza Nogaroli.