Foto – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Um vídeo enviado, nesta quarta-feira (23), via aplicativo de mensagem à REDEMANTAS, que é composta pelo Redemar e o Projeto Mantas do Brasil, mostra uma raia gigante, conhecida popularmente como raia-manta, sendo puxada por pescadores na praia de Tairu em Vera Cruz na Bahia
A espécie capturada está vulnerável à extinção no Brasil e sua pesca direcionada, retenção a bordo, transbordo, desembarque, armazenamento, transporte e comercialização de produtos ou subprodutos é proibida por lei, de acordo com a Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA Nº 02 de 13 de março de 2013. As consequências para os responsáveis pela pesca ilegal no Brasil, pode chegar a multas de até R$ 5.000,00 por animal capturado, além de prever pena de 6 meses a 1 ano de detenção.
A raia-manta é a maior espécie de raia do mundo, podendo ultrapassar os sete metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas. Ela é encontrada ao longo dos mares tropicais e em razão de sua lenta capacidade reprodutiva, sofre com os impactos da pesca intencional e acidental. Por conta disso, em 2020, as espécies de mantas descritas no mundo foram recategorizadas, deixando o antigo estágio de “vulnerável de extinção” para o estágio mais preocupante de “ameaçada de extinção” em nível global pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
O Projeto Mantas do Brasil, conta com o apoio e o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, e a mais de uma década busca a ampliar o conhecimento visando a conservação das espécies de raia-manta, em especial a espécie comprovadamente incidente no Brasil (Mobula birostris).
De acordo com a coordenadora administrativa do Projeto Mantas do Brasil, Paula Romano, as raias-manta são grandes animais oceânicos e explica a importância ambiental desses animais: “por serem animais filtradores, as raias-manta prestam serviços ecossistêmicos importantes, contribuindo principalmente para a ciclagem de nutrientes e a manutenção do ecossistema marinho em geral”.
A Redemar Brasil, recebe, apura e divulga denúncias de crime ambiental, através do projeto Ciência Cidadã, que permite a participação da sociedade na preservação do meio ambiente.
Para o presidente da Redemar Brasil, William Freitas, políticas públicas que apoiem organizações com foco na conservação como o Projeto Mantas do Brasil se fazem necessárias e urgentes. “Precisamos levar a informação de fácil entendimento para os pescadores que não fazem esse tipo de pesca de forma intencional, explicando inclusive o papel ecológico das mantas na sua atividade final, que é a pesca artesanal, para isso precisamos nos aproximar das colônias de pesca e fazermos um trabalho de conscientização conjunto com os órgãos competentes federais, estaduais e municipais”, alerta Freitas.
A raia-manta é um animal dócil e curioso, que se aproxima dos mergulhadores e interage com eles. Ela é uma das principais atrações do turismo ecológico em diversas regiões do mundo, como Indonésia, Maldivas e México. No Brasil, ela pode ser avistada em locais como Arquipélago de Fernando de Noronha, Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.