Foto – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
As oportunidades que surgem diante da transição para fontes de energia sustentáveis vão muito além da mudança de matriz energética e dos benefícios ao meio ambiente. Elas mudam vidas, gerações e ganharam visibilidade no documentário produzido pela BBC StoryWorks em parceria com a ENGIE, “Humanizando a energia”, que será lançado nas redes digitais da BBC StoryWorks e do World Energy Council, nesta terça-feira (5). O case da ENGIE em Trairi é o único brasileiro na série da BBC e é focado no desenvolvimento de energia eólica.
O filme conta histórias de moradores de comunidades de Trairi, no Ceará, que tiveram suas vidas transformadas por conta dos investimentos realizados pela ENGIE para a construção do Conjunto Eólico Trairi. Os parques da ENGIE na região englobam oito parques eólicos com capacidade de geração de 212,6 MW, cujas operações se iniciaram em 2014 e 2017.
“Para que o processo de transição energética ocorra de forma justa, é necessário que a sociedade seja beneficiada, especialmente as pessoas mais vulneráveis. Por isso, a ENGIE possui diversos projetos socioambientais que pretendem garantir o desenvolvimento harmônico das comunidades”, afirmou Gil Maranhão, diretor de Comunicação, Responsabilidade Social Corporativa e Transição Energética da ENGIE Brasil.
A série de 13 episódios, produzida pela BBC StoryWorks, busca destacar as inovações tecnológicas e as comunidades que impulsionam a transição energética, contribuindo para um futuro mais sustentável, acessível e igualitário.
O foco principal foi humanizar a narrativa em torno da transição energética a partir de cases do mundo inteiro. ENGIE, Rockfeller Foundation, European Climate Foundation e outras empresas figuram em outros episódios e contribuem para o pleno entendimento do que está em jogo com a transição energética a partir de histórias de pessoas que a protagonizam ou que são abrangidas por ela.