Campanha global de conscientização expõe a realidade cruel da criação de porcos na produção industrial – Imagem: Divulgação/Proteção Animal Mundial
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Campanha global de conscientização expõe a realidade cruel da criação de porcos na produção industrial
A Proteção Animal Mundial, organização mundial sem fins lucrativos dedicada à causa animal, lança campanha de conscientização que coloca em foco a realidade muitas vezes ignorada dos porcos na indústria de produção intensiva de proteína animal. Intitulada \”A porquinha pensante\” e veiculada em diversos países, a campanha tem como objetivo despertar a consciência das pessoas sobre o real sofrimento desses animais que são seres pensantes e dotados de emoções complexas. A história mostra o ponto de vista de uma porca em uma cela de gestação típica da pecuária industrial, sistema que não considera os parâmetros de bem-estar animal.
Questionando a consciência coletiva
Para Marina Lacôrte, gerente de sistemas alimentares na Proteção Animal Mundial, a campanha é uma oportunidade para o público refletir, sob a perspectiva da porquinha, sobre a crueldade da pecuária industrial, que trata seres vivos como simples mercadorias.
“É cientificamente comprovado que os animais, como por exemplo os porcos, são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir emoções como medo, dor e empatia, assim como nós. Sabendo disto, é inegável que a forma como esses animais são tratados nas fábricas, confinados em espaços mínimos e até mutilados, é indigna e cruel. Esse modelo pode e deve ser substituído pelas criações de menor escala que valorizem o bem-estar animal. Para isso, um dos primeiros passos a ser dado é retirar os tantos incentivos destinados à pecuária industrial e voltá-los para a agricultura familiar agroecológica e para pequenos produtores. Para abrir mais espaço para sistemas alimentares mais justos, diversos e realmente sustentáveis, será preciso no mínimo limitar o espaço que a pecuária industrial tem hoje no planeta”, afirma.
Para dar vida à campanha, a organização atuou em conjunto com algumas agências referência na produção visual, incluindo The Mill, All Mighty Pictures, e String & Tins, que elaboraram o filme por meio de Computer Graphic Imagery (CGI). O diretor, Jorge Montiel, conta que houve um rigoroso processo de pesquisa para criar um porco virtual por meio de computação gráfica que fosse bastante realista e ainda transmitisse emoções.
“Nossa jornada começou com uma extensa investigação sobre a vida e o comportamento de porcos reais para entender seus movimentos, expressões e anatomia. Observamos de perto várias raças de porcos por meio de filmes e fotos para garantir precisão e realismo em nossa criação”, comenta Montiel.
A história da campanha se desenrola a partir da perspectiva de uma porca no sistema de pecuária industrial, mas representando os milhões de animais em condições degradantes ao redor do globo. A escolha de destacar a inteligência e sensibilidade desses animais visa quebrar a indiferença e instigar ações significativas.
O resultado é um vídeo bastante impactante que instiga a audiência a questionar e agir contra a crueldade animal.