Executive Chair da Hyundai, Euisun Chung (ao centro), com reitor da USP, Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr., acompanhados de executivos da Hyundai e professores e pesquisadores do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) – Foto: Divulgação Hyundai
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O Executive Chair do Grupo Hyundai Motor, Euisun Chung, se encontrou com o reitor da Universidade de São Paulo para discutir o desenvolvimento de talentos e a cooperação entre indústria e academia no campo de tecnologias eco-amigáveis para liderar o mercado de energia limpa do Brasil
Euisun Chung, Executive Chair do Grupo Hyundai Motor está em visita pelo Brasil. Ontem, além de se encontrar com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, houve reunião com o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr., para discutir maneiras de fomentar talentos em campos eco-amigáveis e promover a cooperação entre academia e indústria.
“O Grupo Hyundai Motor visa resolver a desigualdade energética por meio da energia do hidrogênio e acelerar a transição para uma sociedade movida a hidrogênio“, disse o Executive Chair Chung. “Esperamos liderar o mercado de energia limpa do Brasil por meio de uma estreita cooperação com a Universidade de São Paulo, que tem um alto nível de competitividade em vários campos eco-amigáveis”, completa.
Sempre que visita outros países, o Presidente Executivo Chung dedica tempo para se encontrar com presidentes de grandes universidades locais para conversas aprofundadas. No ano passado, ele também se encontrou com o presidente da Georgia Tech nos EUA e o presidente da Universidade Nacional de Hanói no Vietnã para discutir como garantir tecnologias futuras, fomentar e descobrir talentos excepcionais e promover a cooperação indústria-academia em novos negócios.
Tanto na conversa com o presidente Lula, ontem em Brasília, como na Reitoria da USP, o Executive Chair Chung apresentou planos abrangentes para a cooperação com o Brasil, além das iniciativas na fábrica brasileira da Hyundai para benefício dos funcionários e das comunidades vizinhas.
“O Grupo Hyundai Motor deseja não apenas vender carros, mas também crescer junto com o Brasil”, disse Chung. “Estamos realizando diversas atividades de contribuição social para a comunidade brasileira, incluindo tratamento odontológico gratuito e programas de reflorestamento.” O Executive Chair acrescentou: “A Hyundai promete investimentos contínuos em várias áreas para contribuir ainda mais com a economia do Brasil em colaboração com parceiros estratégicos”.
Em uma rede social oficial, o Presidente Lula comentou: “O país estável e com futuro recebe mais investimentos. Recebi o Executive Chair da Hyundai Motor, Euisun Chung, que anunciou que o grupo planeja investir mais de 1,1 bilhões de dólares até 2032 em tecnologia e em hidrogênio verde. Mais uma grande empresa crescendo em nosso país”.
Em relação à política de descarbonização do governo brasileiro, Chung disse: “Estamos cientes dos esforços do Governo Brasileiro em pesquisa e desenvolvimento, aplicando fontes de energia eco-amigáveis às indústrias”, expressando profunda simpatia pelas diversas políticas eco-amigáveis do governo brasileiro e acrescentou: “O Grupo Hyundai Motor contribuirá ativamente para a infraestrutura de hidrogênio e setor de mobilidade no Brasil.”
Junto com o anúncio, o Grupo buscará ativamente o crescimento nas oportunidades de negócios usando sua tecnologia avançada de hidrogênio e expandirá a rede global de hidrogênio para a América Latina, com foco no Brasil, que lidera o mercado de energia renovável na região, com o objetivo de solidificar-se como uma marca líder de veículos elétricos no mercado brasileiro, onde a competição por mobilidade eco-amigável se intensificará.
Para isso, uma organização dedicada aos negócios de hidrogênio na América Latina foi estabelecida no Brasil no ano passado e está explorando ativamente o mercado de hidrogênio. O Presidente Executivo Chung afirmou: “O Grupo Hyundai Motor está promovendo uma estratégia rápida de eletrificação que abrange veículos elétricos e a hidrogênio para alcançar zero emissões de carbono, e a energia do hidrogênio é um meio-chave de responder às mudanças climáticas e um recurso importante para complementar a eletrificação.”
Na sequência de sua agenda no Brasil, ele se reúne com o Governador de São Paulo e visita a fábrica brasileira da Hyundai Motor, em Piracicaba (SP) para acompanhamento da estratégia da marca para as Américas Central e do Sul.