Imagem: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Empresa também promoveu a formação de profissionais da rede municipal
A Echoenergia, plataforma de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Equatorial, concluiu a reforma e ampliação da escola Escola Manoel Henrique dos Santos, além da formação de mais de 250 profissionais da rede de educação municipal, em Sobradinho, na Bahia.
Leia também: Equatorial Energia inaugura primeiro posto de carregamento para carros elétricos do Maranhão
A interface e o diálogo com o poder público local levantou e gerou visibilidade às demandas sociais importantes na comunidade de Novo São Gonçalo, onde está localizada a escola. Com trocas constantes e alinhamentos junto aos representantes, o investimento realizado estimulou a Prefeitura e Secretaria de Educação a integrarem o Projeto, possibilitando a instalação de novos banheiros, sala de informática, parque recreativo, almoxarifado, climatização das salas, varanda, além da revitalização da fachada e muro na instituição de ensino.
O projeto também proporcionou a formação em liderança sistêmica para todos os profissionais da rede municipal e duas oficinas para alunos, pais e professores da escola contemplada pela reforma, sobre combate à violência e exploração sexual infantil.
Vale destacar que o Investimento Social realizado pela Echoenergia, na Escola Manoel Henrique dos Santos, foi além dos beneficiamentos previstos por quatro fatores: flexibilidade metodológica, escuta ativa, estímulo ao atendimento de demandas e interação e diálogo com o poder público local. Por meio da flexibilidade metodológica e escuta ativa, a Companhia adequou o escopo para atender a realidade identificada no diagnóstico socioeconômico realizado e também os aspectos mapeados ao longo da execução.
“Implementamos uma estrutura física de qualidade que trará maior conforto e dignidade não apenas aos alunos, mas aos funcionários e professores da escola. Além disso, capacitamos e formamos o corpo docente, priorizando a segurança emocional, com intervenções em liderança sistêmica e combate à violência sexual infantil. A participação da Secretaria Municipal de Educação de Sobradinho foi crucial para o sucesso do projeto”, afirmou Bruno Gantus, gerente de ESG da Echoenergia.
A iniciativa faz parte do Projeto de Investimento Social Privado da Echoenergia, que tem o foco na resposta às demandas sociais e no desenvolvimento das comunidades do entorno de seus empreendimentos. Além disso, o incentivo à educação de qualidade vai ao encontro do quarto Objetivo de Desenvolvimento Social, que leva o mesmo nome, promovido pela ONU. O Grupo Equatorial é signatário do pacto e tem esse propósito como uma de suas prioridades.
Fundada em 2017, a Echoenergia é referência no desenvolvimento, na implementação e na operação de projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Atualmente a empresa conta com 14 empreendimentos na região Nordeste do Brasil, nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia. Na Bahia, a empresa opera três parques eólicos em Sobradinho e está finalizando um parque solar em Barreiras, região oeste do estado. Em 2022, a Echoenergia foi adquirida pelo Grupo Equatorial, um dos maiores e mais importantes do segmento no Brasil.