Centro histórico Pequena África, Estátua de Mercedes Baptista – Imagem: Márcia Foletto / Agência O Globo
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O Mapa Empreendedor da Pequena África será o primeiro estudo de empreendedorismo do local e busca promover maior inclusão econômica para a comunidade
Reforçando o seu comprometimento em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da Pequena África, região localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o Grupo L’Oréal no Brasil lança o Mapa Empreendedor da Pequena África em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). O objetivo é mapear, conectar e valorizar pequenos empreendimentos no território histórico, reconhecido como o local que recebeu mais de 1 milhão de pessoas escravizadas nos séculos anteriores.
Leia também: Grupo L’Oréal no Brasil marca presença no Show Para as Florestas
Há 65 anos no Brasil e com sede administrativa localizada há sete anos na região, e com forte compromisso com a agenda de diversidade, equidade e inclusão, o Grupo L’Oréal busca não apenas promover visibilidade e valorização da história afro-brasileira, mas também fomentar o crescimento e impacto social positivo. “Como líder mundial de beleza, acreditamos que incluir é o caminho para prosperar, e o fortalecimento de iniciativas que promovam a capacitação e inserção econômica é essencial para a construção de um futuro em que todos tenham a oportunidade de crescer. Investir em empreendedores, especialmente em regiões de grande valor histórico e cultural como a Pequena África, é fundamental para a construção de um Brasil mais justo e produtivo”, reforça Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil.
De acordo com um estudo divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro, com base em dados da Pnad, estima-se que tenham cerca de 348 mil empreendedores formais na cidade, número que cresceu mais de 23% nos últimos quatro anos. Apesar disso, não há registro de mapeamento de empreendedores na região da Pequena África, área compreendida pelos bairros: Centro, Saúde, Gamboa, Santo Cristo e Praça Onze do Rio de Janeiro.
“Essa iniciativa representa um esforço em conjunto de valorização da região. É a primeira vez que teremos um mapeamento da região. Acreditamos que é uma forma de contribuirmos para trazer visibilidade para os empreendedores, não apenas para a cadeia de fornecimento do Grupo L’Oréal, mas também de outras empresas. Estamos atuando para promover a construção de mais possibilidades para a comunidade, seja direta ou indiretamente”, destaca Flavia Bitencourt, Gerente de Compras do Grupo L’Oréal no Brasil.
Por meio da parceria, será construída uma rede de potenciais fornecedores, integrando grandes empresas com pequenos negócios. A ideia é que, no final do mapeamento, todos os empreendedores e seus negócios sejam reunidos em um catálogo unificado. A proposta é publicizar a potencial cadeia de fornecedores a grandes empresas da região e fortalecer o ecossistema empreendedor local.
Para Leonardo José, gerente de empreendedorismo do CIEDS, a Pequena África se torna cada vez mais um importante polo, distrito cultural e econômico do Rio de Janeiro, incentivando toda a cadeia produtiva local, para garantir que haja um processo de desenvolvimento inclusivo e sustentável. “O CIEDS está inserido na região, não só por meio de sua sede, mas com seus projetos, programas e uma atuação em rede, que gera mais prosperidade para pessoas, negócios e organizações”, explica Leonardo. Podem se cadastrar vendedores, empreendedores, formais e informais, como bares, mercados, bazares locais, assim como produtores culturais, serviços de locação de espaço para eventos, alimentação, saúde, beleza e bem-estar, turismo, gastronomia, educação, design e tecnologia, arte e cultura, moda, artesanato, arquitetura, conservação, paisagismo, obras e reparos, eventos, artes visuais, terapias holísticas, logística e entrega, comunicação e marketing, audiovisual e outros. O cadastro ficará disponível no LINK de 7 de outubro até 10 de novembro.
Sobre o Grupo L’Oréal
O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 20 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro e Mugler.
Sobre o CIEDS
O CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – é organização da sociedade civil com 26 anos de experiência que atua com diversas causas e públicos, para o enfrentamento à pobreza. Cria soluções que fortalecem territórios, conectando empresas, governos, organizações e pessoas. Com foco em gestão de excelência, foram 2,5 milhões de beneficiários diretos, 3.900 comunidades impactadas, cerca de 750 projetos realizados e mais de 1.000 parceiros envolvidos. Entre 200 organizações sociais avaliadas, o CIEDS conquistou a primeira posição no ranking Brasil 2024 do thedotgood, e a 44º posição na classificação global, sendo a única organização da América Latina entre as 50 mais relevantes do mundo.