Igreja do Bom Jesus da Coluna – Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Com o nome “Olhar ao redor”, a exposição acontece na Biblioteca Nacional e terá entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
A Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Grupo L’Oréal no Brasil, e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), inauguram a exposição “Olhar ao Redor”. A mostra é um projeto que integra ciência, arte e design, com o objetivo de revelar a biodiversidade da Ilha do Bom Jesus, localizada na Baía de Guanabara. A exposição abre ao público no dia 29/04, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.
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A mostra traz 61 ilustrações científicas e 50 fotos de espécies locais, produzidas pelo Projeto Ilha Viva. Realizado em parceria entre o Grupo L’Oréal no Brasil e a UFRJ, o projeto une as áreas de design, arte e biologia para o estudo e catalogação da fauna e flora da Ilha do Bom Jesus – localidade que abriga o Centro de Pesquisa e Inovação do Grupo L’Oréal para a América Latina – bem como a conscientização sobre a importância de sua preservação.
O público também poderá conferir 20 itens do acervo da Biblioteca Nacional, entre ilustrações de espécies nativas, fotografias e matérias de periódicos antigos sobre a ilha. Uma das ilustrações é o manuscrito raro “The crested jay” (“O gaio-de-crista”), feita pelo botânico britânico James Forbes, em 1765 – uma das obras mais antigas da FBN e a mais antiga da exposição.
Para Jean Marc Ascione, Diretor Geral de Pesquisa e Inovação para Mercados Emergentes do Grupo L’Oréal, esse é um feliz encontro de compartilhamento de ações em prol do planeta. “Que mais ações como essa se multipliquem e inspirem tanto o setor privado, quanto o público. Nosso compromisso como líder de beleza mundial vai além da estética, e esta colaboração demonstra o compromisso do Grupo L’Oréal com um futuro sustentável, que prioriza tanto a saúde do planeta quanto o bem-estar das pessoas, sempre respeitando e preservando os recursos naturais”.
A exposição “Olhar ao Redor” convida os visitantes a conhecerem melhor a natureza ao seu redor, refletirem sua relação com ela e pensarem nas perspectivas para um futuro mais sustentável. A iniciativa está alinhada aos objetivos da Agenda 2030, da ONU, e ao compromisso institucional da FBN de promover ações e programas voltados para a sustentabilidade.
“A Biblioteca Nacional do Brasil é também sinônimo de sustentabilidade. A riqueza de suas coleções registra as marcas de biomas e territórios, todas as camadas da biodiversidade respiram no coração da Biblioteca Nacional. Parte essencial da Agenda 2030 encontra no acervo da instituição um horizonte notável, capaz de abranger a memória das pedras e das plantas da Ilha do Fundão, o desenho de uma cidade que se inscreve enquanto o destino modificado pelo homem”, afirma o presidente da FBN, Marco Lucchesi.
Integrada por aterramento à Ilha do Fundão, entre 1949 e 1952, a Ilha do Bom Jesus abriga um rico ecossistema. Porém, seu estuário costeiro sofre com o grande aporte de resíduos sólidos, esgotos domésticos não tratados e substâncias químicas de lenta decomposição no ambiente.
A fim de promover a conscientização pública, a exposição ainda conta com a participação do Projeto Orla sem Lixo, também da Universidade Federal, que busca soluções para a interceptação, remoção e destinação dos resíduos presentes na Baía de Guanabara. Ambos os projetos são apoiados pelo programa L’Oréal Para o Futuro, compromisso global da companhia com metas ambiciosas voltada para o desenvolvimento de práticas sustentáveis.
“Desde 2013, quando lançamos nosso primeiro programa de desenvolvimento sustentável, o mundo mudou. A escala dos desafios que estamos enfrentando é sem precedentes. Nossas ambições devem estar alinhadas com estes desafios. Não devemos fazer melhor, devemos fazer o que é necessário.” Alexandra Palt, Executive Vice President – Chief Corporate Responsibility Officer and Executive Vice President of the Fondation L’Oréal | L’Oréal for the Future.
Todo o conteúdo do projeto Ilha Viva pode ser acessado através do site (https://ilhaviva.eba.ufrj.br/).
Serviço: Exposição “Olhar ao redor”
Cerimônia de inauguração (imprensa e convidados): 28/04, saguão da Biblioteca Nacional
Exposição para o público: 29/04 a 30/06 – 2ª a 6ª, das 10h às 17h (entrada até 16h30).
Local: Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.
Endereço: Av. Rio Branco, 219 – Cinelândia.
*Entrada gratuita
Sobre o Grupo L’Oréal
O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 38 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 43.48 bilhões de euros em 2024 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, o quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Valentino e Mugler.