Bombeiros ainda atuam em combate a incêndio na Serra da Mantiqueira – Foto: Divulgação/Bombeiros
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Um trecho da Serra da Mantiqueira, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, sofre com queimadas, há uma semana.
O fogo teve início na 5ª feira (16/7) e já consumiu cerca de 500 hectares. No lado mineiro, as chamas já foram controladas, mas a situação no lado paulista segue preocupante. A origem do incêndio segue desconhecida.
O combate ao fogo está sendo coordenado pelo ICMBio, com o Corpo de Bombeiros dos dois estados e brigadistas voluntários locais. Os focos remanescentes estão concentrados ao sul da Pedra da Mina, ponto turístico bastante frequentado por montanhistas.
O Corpo de Bombeiros iniciou nesta quinta-feira (23) o sétimo dia de combate ao incêndio, os trabalhos tiveram início após avaliação da área já atingida pelo fogo e das que permanecem em chamas na área de mata. Segundo o Tenente Coronel Camargo Júnior, comandante da operação, foi possível observar em sobrevoo que o local está melhor do que como foi deixado no dia anterior, e, agora, conta com pontos isolados das chamas.
“A previsão é que se não houver mudanças climáticas a gente possa em breve estar extinguindo esse incêndio”, afirmou o comandante.
A frente de atuação permanece com três aeronaves militares em lançamento de água contra a área afetada. Os locais, de difíceis acessos, não permitiriam o combate em via terrestre.
Incêndio na Serra da Mantiqueira, vista de Lavrinhas. Foto: Bruno Motta/Photopress