Projeto Coffee for The Peace, na Colômbia, passará a ter participação do Plant for the Planet da Accor na América do Sul a partir de 2021 – Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A partir de 2021, hotéis da empresa na região vão contribuir com o Coffee for the Peace em território colombiano
Mais de 87.000 pés de café e árvores florestais foram plantados pela Accor em Cauca, na Colômbia, desde a implementação do Coffee for the Peace (Café pela Paz) em 2017. O projeto, apoiado pela Accor, Nespresso, Ecosia, Pur Project e a Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia adquire especial relevância durante a comemoração do Dia Internacional do Café, celebrada em 1º de outubro. Até hoje, o Coffee for the Peace tem sido apoiado pela Accor por meio de vários hotéis ao redor do mundo, mas a partir de 2021, os hotéis na América do Sul farão parte deste programa, com a participação dos hóspedes.
Para reforçar seu objetivo de preservação ambiental, a Accor América do Sul ampliará seu programa Plant for the Planet para o projeto colombiano de Cauca. Em dez anos de execução no continente, o Plant for the Planet plantou mais de 588.000 mil árvores na Serra da Canastra, no Brasil, e na Amazônia peruana, o equivalente a uma área de 500 campos de futebol. Tudo isso com a participação direta dos hóspedes que reutilizam suas toalhas de banho, conseguindo uma economia nos custos de lavagem, que são redirecionadas para esses projetos de restauração do ecossistema.
“É uma honra anunciar a expansão do projeto Plant for the Planet na Colômbia no Dia Internacional do Café, pois a cultura do café é um importante ativo econômico para este país. Assim, reforçamos os pilares da iniciativa da Accor: alavancar resultados sociais, ambientais e econômicos, implementando projetos de reflorestamento em parceria com nossos convidados”, comemora Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul.
Em Cauca, o cultivo de café está desempenhando um papel muito importante em termos de estabilidade social e econômica. A produção é realizada em pequenas parcelas – principalmente por afrodescendentes, comunidades indígenas e camponesas – reunindo mais de 90.000 famílias produtoras de café que cultivam 93.000 hectares de grãos de café. Nesse contexto, o plantio de pés de café contribuiu com a paz no local.
Desta forma, o objetivo do Coffee for the Peace é desenvolver e apoiar a produção de café orgânico no sul da Colômbia. Outros objetivos incluem: ajudar as comunidades indígenas que vivem desse modelo agrícola; reduzir a erosão em lotes altamente expostos a deslizamentos de terra; proteger as áreas que possuem nascentes e riachos naturais para proporcionar melhor qualidade e quantidade de água; diversificar a renda e, por fim, garantir a sustentabilidade econômica a longo prazo nas comunidades cafeeiras. Além disso, a implementação de projetos agroflorestais mitiga a mudança climática na área.
Foto – Pixabay