Potencial do hidrogênio verde vai do setor de transportes à indústria – Imagem: Getty Images/Andriy Onufriyenko
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
O chamado hidrogênio verde é obtido através de fontes de energia renováveis
Energias renováveis e acessíveis. Esse é um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos abordam os principais desafios que o mundo enfrenta hoje para garantir a sua sobrevivência. E não dá mais para negar que as diferentes fontes de energia que movem o mundo são altamente poluentes, e precisam ser substituídas com urgência por fontes renováveis.
Governos, movimentos sociais e sociedade civil já estão cientes da necessidade de implementar uma mudança energética sustentável em longo prazo, a fim de mitigar as alarmantes emissões de dióxido de carbono (CO2) em todo o mundo e garantir o crescimento e a estabilidade socioeconômica. Alguns países já assumiram o compromisso de zerar as emissões até 2050.
Em busca de soluções para esse grave problema, cientistas buscam outras fontes de energia possíveis para mover a máquina do mundo, e uma delas vem ganhando destaque: o hidrogênio.
O hidrogênio é o elemento químico mais abundante na Terra. Ao contrário das fontes energéticas mais utilizadas hoje, o hidrogênio não libera dióxido de carbono na atmosfera, mas, sim, água (H2O) na forma de vapor. Para ser usado como combustível, no entanto, ele precisa ser separado dos outros elementos com os quais é encontrado. Esse é um processo complexo e custoso, mas que começa a mudar aos poucos.
Hoje, o hidrogênio pode ser produzido através de vários métodos, como a reforma do gás natural, um processo de alta temperatura em que o vapor reage com um combustível do tipo hidrocarboneto. Muitos combustíveis podem ser reformados para produzir hidrogênio, incluindo gás natural, carvão e biomassa gaseificados. Atualmente, cerca de 95% de todo o hidrogênio é produzido a partir da reforma a vapor do gás natural.
A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior, tanque que automóveis mais econômicos e menos poluentes já estão disponíveis na maioria das locadoras de carros concessionárias. Uma boa notícia é que o hidrogênio também se enquadra nesse quesito, podendo ser extraído a partir de fontes de energia renováveis, como a eólica e a solar, a partir de um processo chamado de eletrólise. É o chamado hidrogênio verde. Dessa forma, é considerado uma opção sustentável de combustível para ser utilizado na indústria de transporte e produção de eletricidade.
A verdade é que ainda há muitas perguntas sem respostas quanto ao processo de obtenção do hidrogênio de forma sustentável, mas uma coisa é certa: a produção de hidrogênio verde a partir de energias renováveis será a aposta do mercado energético para o futuro próximo.