Foto – Pixabay
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
Pensando em como equipamos a nossa casa, podemos fazer mudanças que impactem menos o meio ambiente
Cada escolha que fazemos tem um impacto no meio ambiente. Portanto, nossas escolhas podem afetar o futuro da humanidade. Esse fato tem pesado cada vez mais na consciência da população, que tem buscado se comportar de forma mais sustentável, investindo em produtos ecologicamente corretos.
É claro que isso é um desafio no mundo em que vivemos hoje, onde tudo parece ter sido feito para atender às nossas demandas imediatas, não importando muito o preço que custou. No entanto, toda pequena mudança importa. Até mesmo no nosso dia a dia medidas simples podem fazer a diferença.
Pensando em como equipamos a nossa casa, podemos, sim, fazer mudanças em prol de um menor impacto no meio ambiente. A escolha do fogão é um exemplo. É melhor escolher o modelo que funciona a gás ou elétrico? Qual causa menos impacto no meio ambiente? Vejamos mais a seguir.
Fogão elétrico x fogão a gás
Ao equipar sua cozinha com um fogão, uma pessoa pode escolher entre dois modelos: o fogão a gás e o fogão elétrico. A escolha dependerá de vários fatores, mas, em particular, das prioridades do usuário. Se ele preferir facilidade de instalação e manuseio, deve optar pelo fogão elétrico. Se, por outro, preferir poupar dinheiro, o fogão a gás será a melhor opção.
A principal diferença entre os dois modelos é que eles não consomem a mesma energia. Como o nome sugere, o fogão a gás utiliza gás e o fogão elétrico utiliza eletricidade.
Aqui, no Brasil, a maior parte da energia elétrica é produzida a partir das hidrelétricas, cerca de 70%. Portanto, é mais ecológico escolher um fogão elétrico do que um a gás, uma vez que a produção e o uso do gás é mais poluente do que a da eletricidade. Há também riscos à saúde associados ao uso de fogões a gás em casa.
No entanto, sabemos que a energia elétrica aqui no Brasil é considerada cara. Para quem cozinha diariamente, por exemplo, o fogão elétrico pode acarretar uma conta de luz alta no fim do mês. Se o consumidor puder fazer uma escolha mais ecológica, ele deve optar pelo fogão elétrico. Se, por outro lado, ele precisa poupar dinheiro, o fogão a gás é a opção a ser seguida.
Além do que já falamos acima, há sempre o risco de explosão do botijão de gás quando não é manuseado corretamente. No caso do fogão elétrico, há o risco de a resistência queimar, mas ela pode ser testada com a ajuda de um multímetro.