Foto – Divulgação
POR – LÉA PENTEADO*, ESPECIAL PARA NEO MONDO
Resort, no litoral sul da Bahia, tem como foco a sustentabilidade e com novos investimentos conseguiu também reduzir em cerca de 90% a emissão de CO2
O Resort Village Mata Encantada, na praia de Santo André, em Santa Cruz Cabrália (BA), acaba de dar mais um passo para diminuir o impacto ambiental seguindo uma tendência mundial de sustentabilidade com redução da emissão de carbono, reaproveitamento de materiais e preservação permanente do meio ambiente. Reduziu cerca de 90% a emissão de CO2 na atmosfera com a instalação de 44 placas fotovoltaicas de 2m² cada uma. A implantação de energia solar permite a utilização de energia renovável em 100% do consumo de eletricidade tornando o empreendimento autossuficiente. O investimento permite uma produção máxima de energia de 23 kWp (quilowatt de potência de pico) ou cerca de 34.800 kWh (quilowatt-hora) ao ano. O que representa em torno de 105% de energia necessária para o resort funcionar.
Tendo como princípio a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, segundo afirma Ueli Schweizer, proprietário ,“estamos realmente muito preocupados com a situação energética no mundo e a utilização da energia solar, uma energia limpa de fonte renovável, além de reduzir a nossa emissão de carbono a quase zero, gera uma economia expressiva. A maioria dos nossos investimentos tem como foco a preservação da região onde estamos e a diminuição do nosso impacto ambiental”.
Eco friendly, localizado a beira-mar, possui apenas seis casas, sendo duas Casas na Árvore, distribuídas em uma área de proteção ambiental de 15 mil m² com Mata Atlântica nativa totalmente preservada. Desde a compra do terreno (2003) nenhuma árvore foi derrubada Desde 2018, adotam a política “plastic-free”. Todos os materiais plásticos estão sendo eliminados, atualmente, somente os sacos de lixo e algumas embalagens de produtos adquiridos no comércio local são de plástico. Além disso, possui um rígido sistema de reciclagem onde todo o lixo produzido é reciclado e o material orgânico vai para a compostagem. E para finalizar, mas não menos importante, utiliza na cafeteria, onde é servido um completo café da manhã, produtos orgânicos regionais contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local.
Em completa harmonia com a natureza, as Casas nas Árvores foram construídas de maneira sustentável e com material ecologicamente correto, sem, em nenhum momento, perder o conforto. Suspensas a 4 m acima do solo são equipadas com cama queen-size, TV LCD com canais de assinatura, ventilador de teto, frigobar, além de terraço com vista para o mar ou para a floresta. Hospedam com conforto duas pessoas. Já as Villas, casas de dois dormitórios e que podem receber grupos de até seis pessoas, possuem sala com TV de tela plana e canais Sky, duas suítes, ar condicionado e ventilador de teto, cozinha totalmente equipada e varandas. Oferecem roupas de cama, banho e limpeza das casas incluídas nas diárias. Todas as casas possuem jardim privativo e internet wifi de ótima qualidade.
A infraestrutura de lazer é bem completa, além de ficar de frente para o mar, possui piscina e uma charmosa cafeteria que oferece um completo café da manhã, além de sanduiches, saladas, tortas doces, brownies e outras delícias.
Léa Penteado é jornalista e vice-presidente do conselho de turismo de Santa Cruz Cabrália.