Gestores das escolas capacitados pela Foresea – Imagem: Divulgação/Foresea
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Programa socioambiental da empresa alcança resultados expressivos em seu primeiro semestre
Líder no setor de perfuração offshore no Brasil, a Foresea comemora os resultados do primeiro semestre do Programa Socioambiental que desenvolve desde o início do ano com ações voltadas à Educação Integral e à Economia Verde. O foco das iniciativas é o município de Macaé (RJ), onde funciona a base de operações da empresa. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram capacitados 179 gestores de 104 escolas da rede de ensino pública, localizadas em 42 bairros. Ao todo foram 52 horas de treinamentos só no eixo da educação.
Leia também: Na semana do Lixo Zero, Foresea comemora marco pioneiro
Inicialmente, a Foresea promoveu encontros colaborativos para criar a matriz de competências da gestão escolar de Macaé. Foram definidas quatro competências prioritárias: autocuidado, gestão de equipe, gestão do tempo e gestão pedagógica. Depois, então, tiveram início as oficinas intensivas para desenvolver essas competências com os gestores das escolas municipais.
No que diz respeito às iniciativas voltadas à Economia Verde, o foco no primeiro semestre foi a capacitação de agentes da cadeia produtiva da reciclagem. Entre eles, está a MacaEco – Cooperativa de Trabalho de Coleta e Reciclagem de Macaé – que recebeu da Foresea 108 equipamentos de proteção individual (EPIs) e sete carroças movidas por bicicletas, adaptadas para coleta e transporte de resíduos. Trinta e dois profissionais de reciclagem da cidade também receberam treinamento e foram certificados de janeiro a julho.
“Estamos muito satisfeitos com esse primeiro ciclo do projeto. É muito bom ver que a nossa experiência em gestão está sendo útil para melhorias na cidade e benefícios para a população de Macaé. E esse é só o começo. Com o Foresea Socioambiental queremos criar um legado de impacto positivo, com geração de valor, de modo sustentável, nas comunidades onde atuamos. O programa segue com outras iniciativas em suas duas frentes de atuação – Educação Integral e Economia Verde – definidas a partir da identificação das demandas locais”, comenta Marco Aurélio Fonseca, Vice-presidente de Sustentabilidade da Foresea.
O Programa Socioambiental da Foresea conta com a participação ativa e voluntária dos integrantes da empresa. Eles arrecadaram itens de higiene pessoal para o Centro Pop, especializado no atendimento a pessoas em situação de rua, e coletaram resíduos recicláveis para o Ecoponto Onda Verde, projeto que busca dar a destinação correta ao material arrecadado para que volte à cadeia produtiva por meio da reciclagem. Estimulados pela Foresea, os voluntários e seus familiares também participaram de atividades de entretenimento para crianças e jovens do CEMAIA, centro de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Coordenadora de Sustentabilidade da Foresea, Jocelina Valle adianta que as capacitações de gestores escolares terão continuidade neste segundo semestre, “abordando as competências prioritárias e trazendo novos conteúdos para potencializar a atuação dos profissionais nas escolas do município”. Também haverá novas ações de relacionamento e de distribuição de materiais para empreendedores do setor de coleta e reciclagem.