Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Pioneira na aplicação do painel LED PRO+, THE LED sinaliza um novo cenário para soluções publicitárias mais eficientes e com menor impacto ambiental
Com o crescimento acelerado do mercado brasileiro de mídia OOH (Out of Home), reconhecido pelos altos custos operacionais e elevado consumo de energia, a THE LED, líder brasileira em comunicação digital com painéis de LED, busca alternativas e novas tecnologias para oferecer ao mercado soluções sustentáveis.
Leia também: Áreas marinhas de proteção integral do Brasil estão contaminadas por microplásticos
Historicamente, os painéis de LED convencionais já oferecem características mais sustentáveis, como baixo consumo de energia, longa vida útil, que possibilita menos descarte de materiais e menor necessidade de reposição, recicláveis, pois são compostos por materiais como alumínio, cobre e plástico, isentos de substâncias nocivas como mercúrio ou outros metais pesados e, ainda, menor produção de calor, contribuindo para a redução da temperatura ambiente e a necessidade de ar-condicionado, reduzindo o consumo de energia.
Porém, com o novo painel LED PRO+, a THE LED reposiciona os atributos da comunicação digital em um novo patamar de sustentabilidade, que agrega valor às práticas ESG dos usuários.
No ano passado, desafiada a oferecer uma solução publicitária sustentável e de grande impacto no setor Out of Home, a THE LED apresentou ao Grupo Imobi um projeto de painel em grande formato para a empena de um empreendimento em Porto Alegre (RS), com o objetivo de reduzir o consumo energético, as emissões de carbono e aumentar a eficiência operacional e eficácia das campanhas geradas pela plataforma.
Com o uso do painel LED PRO+, foi possível não só melhorar a qualidade visual e imersiva das campanhas, como também introduzir no mercado uma solução com menor impacto ambiental comparada às mídias convencionais de grande formato.
Com a implantação do painel LED PRO+, foi obtido um consumo energético 22,7% menor em comparação aos painéis tradicionais, resultando em uma economia de 4.545 kWh por mês. Devido a sua maior durabilidade, a necessidade de manutenção constante e trocas frequentes de componentes também foi reduzida, maximizando o uso do espaço publicitário com menor consumo de recursos.
Com a opção pela nova tecnologia de LED, o Grupo IMOBI evitou a emissão de 5.017 kg de CO₂ por ano, o equivalente à preservação de 36 árvores ou à retirada de 1.200 carros das ruas e, ao substituir as lonas dos painéis tradicionais, impediu o descarte de 1.800 kg de plástico por ano, volume que corresponde a 90 mil garrafas PET ou 360 mil sacolas plásticas.
Além de reduzir o consumo de energia e de resíduos, o uso do painel LED PRO+ aumentou a capacidade de exibição publicitária, permitindo ao GRUPO IMOBI exibir 10 campanhas simultâneas ou mais no mesmo espaço, sem a necessidade de mais energia, otimizando assim o retorno sobre o investimento de forma sustentável.
Reconhecimento
A empena do Grupo IMOBI se tornou um modelo de publicidade sustentável, reforçando a possibilidade de reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência e rentabilidade. Ao estabelecer um novo padrão para o setor, o projeto, considerado uma das maiores plataformas digitais com conteúdo 3D do país, foi reconhecido pelo mercado ao obter a primeira colocação no Prêmio Popai Brasil 2024, o “Oscar do Marketing do Varejo Brasileiro”, ao possibilitar mais oportunidades criativas e maior percepção e envolvimento do público.
“Com o expressivo crescimento da digitalização em todo o país, com as plataformas de LED marcando presença em todo o ambiente urbano, os resultados obtidos com a tecnologia LED PRO+ estabelecem um novo momento para o mercado de comunicação e sinalizam uma importante etapa para o engajamento e contribuição do setor em relação às questões de sustentabilidade”, analisa Richard Albanesi, CEO da THE LED.
“O uso de tecnologias mais sustentáveis também promove um forte impacto nos negócios e na visibilidade dos exibidores de mídia digital de todo o país ao agregar valor às marcas e reforçar seu compromisso e contribuição com a sustentabilidade em suas campanhas como um importante diferencial competitivo”, conclui Albanesi.