POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A jornalista *Sucena Shkrada Resk a partir deste ano está ampliando o formato de linguagem do seu blog jornalístico Cidadãos do Mundo, com a introdução de podcasts periódicos, no qual faz comentários e reflexões sobre temas socioambientais, de sustentabilidade e cidadania, além dos artigos e matérias digitais e algumas audiovisuais, que mantém desde 2007. “Existe uma hora que temos a necessidade de modernizar e interagir em diferentes plataformas. O meu momento é agora. Aos poucos irei aprimorando a produção, com vinhetas e mais desenvoltura. Espero que gostem e também interajam”, diz a jornalista.
Nesta terceira edição, Sucena escolheu para este espaço algumas reflexões sobre a questão da desigualdade social que historicamente tem afetado o Brasil, e que traduz aquela lacuna de desenvolvimento, que revela as facetas ainda sombrias em nosso país. Tema indigesto, mas que não pode ser menosprezado.
Quando trazemos à tona estas questões, temos a oportunidade de refletir o quanto é fundamental lutar e reivindicar por gestões participativas (de fato) nas políticas públicas para que possamos vislumbrar a composição de modelos de governança e sociedades mais justas, em que a qualidade de vida de todos nós, cidadãos, seja a principal prioridade.
Nesta ótica, participar de associações, conselhos e comitês municipais, estaduais e federais, de observatórios e de tantos outros espaços ganham um sentido maior. Não são apenas preenchimentos de vagas, mas espaços de contribuição e fiscalização da gestão pública e, inclusive, de estabelecer pressão a regras injustas de mercado.
Neste leque de instrumentos, abaixo-assinados, referendos… Ouça a íntegra do Podcast 3 aqui: Podcast3BlogCidadãosdoMundo_SucenaShkradaResk_TemaDesigualdades_120419.m4a (3669042)
* Sucena Shkrada Resk é jornalista, formada há 27 anos, pela PUC-SP, com especializações lato sensu em Meio Ambiente e Sociedade e em Política Internacional, pela FESPSP, e autora do Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk (https://www.cidadaosdomundo.webnode.com), desde 2007, voltado às áreas de cidadania, socioambientalismo e sustentabilidade.