POR – FERNANDA THOMPSON ESTRATÉGIAS / NEO MONDO
Evento traz Jo Boaler e Cathy Willians, fundadoras da plataforma Youcubed, da Universidade de Stanford, que utiliza dados da neurociência para ensinar a disciplina
A segunda edição do Seminário Mentalidades Matemáticas acontece nos dias 18 e 19 de setembro no Espaço Immensità, em São Paulo. Organizado pelo Instituto Sidarta, co-criador do projeto no Brasil, em parceria com Itaú Social, patrocínio da Fundação Lemann e apoio do IMPA, o evento traz a abordagem do Programa Mentalidades Matemáticas, que defende que todos podem aprender a matéria em altos níveis e entrelaça sua pesquisa com as descobertas mais recentes da neurociência.
As palestrantes desta edição são as especialistas no assunto Jo Boaler e Cathy Williams, da Universidade de Stanford. Os participantes terão acesso às principais bases de estudo e pesquisa, de dinâmicas e exercícios que podem ser aplicados em sala de aula, além de resultados e descobertas dos programas desenvolvidos na área de Matemática.
Para adquirir os ingressos, deve ser feita uma pré-inscrição neste formulário. A produção do evento entrará em contato.
As inscrições ficam abertas até essa quarta-feira (28) às 23h59.
A plataforma YouCubed, da qual são fundadoras, conta com textos, atividades e vídeos de Matemática e acumula mais de 30 milhões de acessos por mês em 140 países. O Instituto Sidarta e o Itaú Social são responsáveis pela primeira tradução do site para o português, permitindo que mais pessoas tenham acesso às pesquisas e aos materiais produzidos. Ainda no dia 18, será lançada pelas professoras a versão brasileira do livro “Mentalidades Matemáticas em Sala de Aula: Ensino Fundamental – Volume 2”, editada pelo Instituto Sidarta e publicada pela Editora Penso.
O II Seminário Mentalidades Matemáticas vem para ampliar as discussões e as reflexões sobre aprendizagem na área. A pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015, mostrou que o Brasil está em penúltimo lugar na disciplina de Matemática. Isso significa que o país está 75 anos atrasado em relação à média educacional dos países desenvolvidos.
Desde 2016, o Instituto Sidarta investe na ampliação de pesquisas e produções acadêmicas das pesquisadoras de Stanford. Desde então já organizou a tradução de dois livros (“Mentalidades Matemáticas” e “Mentalidades Matemáticas na sala de aula”) e realizou a primeira edição do Seminário Mentalidades Matemáticas, em 2018.
O programa de férias “YouCubed Summer Camp” teve, em sua primeira edição, cerca de 80 estudantes de escolas públicas da Califórnia, nos EUA. As evidências coletadas indicaram uma melhora de 50% de desempenho dos participantes em testes de Matemática, o que equivale a uma recuperação de 2,7 anos de atividade escolar. Em junho de 2019, as pesquisadoras realizaram a segunda edição do programa, com apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, e contou com mais de 2.500 estudantes, em 14 distritos dos EUA. As pesquisadoras também realizaram um projeto no campus da Universidade de Stanford, tendo como participantes meninas, com o intuito de desconstruir as ideias fixas sobre suas habilidades matemáticas.
No primeiro dia do Seminário (18) Jo Boaler também lança no Brasil o livro “Mente sem barreiras: as chaves para destravar seu potencial ilimitado de aprendizagem”, pela editora Penso. A edição será lançada posteriormente nos EUA, no dia 03/09.
O Instituto Sidarta realizará o primeiro YouCubed Summer Camp no Brasil, em janeiro de 2020, com apoio do Itaú Social.