Marie Curie com suas duas filhas Ève e Irène – Foto: Divulgação
POR – AGÊNCIA FAPESP / NEO MONDO
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, inaugura nesta sexta-feira (06/03) a exposição “Trajetória de Marie Curie”
A cientista polonesa foi premiada com dois prêmios Nobel, em Física (1903) e em Química (1911), e tornou-se a primeira mulher a receber tal reconhecimento. Marie Curie estudou na Universidade de Sorbonne, na França, e suas pesquisas sobre radioatividade, termo criado por ela, resultaram na descoberta de dois novos elementos químicos em 1898: o polônio e o rádio.
A cerimônia de abertura da mostra contará com a participação do professor Luís Carlos de Souza Ferreira, diretor do ICB-USP; do cônsul-geral da França em São Paulo, Brieuc Pont; e das professoras Maria Arminda do Nascimento Arruda, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e Estela Maris Andrade Bevilacqua, do ICB-USP.
Na abertura, haverá palestras sobre o papel na ciência e sobre a vida e trajetória acadêmica de Marie Curie.
A cerimônia ocorrerá das 11h às 12h30, na Sala da Congregação do ICB, situada na av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações