Foto – Tuna Ölger por Pixabay
POR – APPROACH COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
Sociedade civil organizada entregou mais de 2,5 mil toneladas de alimentos e mais de 800 mil litros de material de limpeza em comunidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. As doações, que até o momento já beneficiaram cerca de 800 mil pessoas, conseguem atender famílias apenas até a primeira semana de julho
O avanço da Covid-19 pela região metropolitana do Rio de Janeiro mostrou as deficiências que a desigualdade social causa. Diante deste cenário injusto e de incertezas, o Movimento União Rio, criado em meio a pandemia, com o objetivo principal de salvar vidas, vem ajudando diariamente, a partir de doações, pessoas em situação de vulnerabilidade social, em comunidades do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, a força deste grupo de trabalho atinge a marca de 200 mil famílias assistidas nestes três meses.
Com voluntários que se articulam junto as lideranças locais, o União Rio conseguiu chegar a 237 comunidades. Com isso, foi possível que cerca de 800 mil pessoas pudessem receber mais de 2,5 mil toneladas de alimentos e mais de 810 mil litros de materiais de limpeza. E, para que novas pessoas possam receber ajuda, a organização pede que as doações continuem. As arrecadações já obtidas garantem entregas em garantir apenas até o fim da primeira semana de julho.
“As comunidades cariocas continuam precisando de apoio para prevenir a propagação do novo coronavírus e para conseguirem sobreviver em meio a este caos que se instaurou nos últimos 100 dias Com a ajuda e o engajamento estamos conseguindo chegar a um número razoável. E quando falo razoável é porque sabemos que milhares de pessoas ainda precisam de assistência e temos que conseguir dar este suporte mínimo para que possam viver. Por isso, reforçamos o pedido pelas doações. Novas doações garantirão a continuidade do movimento, ajudando pessoas e salvando vidas”, diz Marcella Coelho, cofundadora do Movimento União Rio.
Proteção a mais para as comunidades
Além de alimentação e material de limpeza, o Movimento União Rio mantém a distribuição de máscaras e álcool gel em comunidades. Até o momento, mais de 35 mil máscaras de tecidos já foram entregues, além de 200 mil —feitas em TNT que são laváveis e reutilizáveis. Estas últimas, em parceria com o Movimento Máscaras pelo Bem.
“As máscaras precisam chegar às pessoas que, neste momento, não têm acesso a este item tão importante de proteção. Queremos garantir que o maior número de pessoas possível esteja protegido e com isso possamos ajudar a minimizar os impactos da doença”, diz Luiza Serpa, cofundadora e diretora executiva do Instituto Phi, instituição que gere ao lado do Banco da Providência e Instituto Ekloos, a frente comunitária do Movimento União Rio.
Foto – Pixabay
Doações que possam ajudar mais famílias
Os recursos vieram das doações feitas pela sociedade civil (pessoas físicas e empresas) e, até o momento, conseguiu arrecadar mais de R$52 milhões de reais. Desta quantia, mais de R$17 milhões foram direcionados à assistência das famílias, que garante a entrega de cestas básicas até a primeira semana de julho.
O restante do valor foi revertido para o outro braço do Movimento União Rio, que é o de Saúde, prestando assistência a quem está na linha de frente do combate à doença e na reestruturação e montagem de hospitais.
Um milhão de EPI’s entregues a profissionais de saúde
Com o objetivo principal de preservar vidas, o Movimento União Rio também está direcionado a outro setor impactado diretamente pela covid-19, o da Saúde. Desde a criação do movimento, uma série de entregas no setor de saúde vem sendo realizadas, como a aquisição e entrega diária de EPIs em hospitais da rede pública para que profissionais da linha de frente tenham condições de atender com segurança.
No total, 1 milhão de equipamentos de proteção individual já foram distribuídos. Além disso, o União Rio atuou diretamente na reestruturação de uma área do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), com entrega de 60 leitos de UTI e outros 110 de enfermaria, todos para covid-19, e no hospital de campanha do Parque dos Atletas.
“As entregas de EPIs permitem a proteção de quem está na linha de frente da assistência prestada aos pacientes com Covid-19, proporcionando segurança, garantindo menor contaminação e evitando o afastamento desses profissionais. Ao avaliarmos tudo o Movimento está conseguindo fazer para ajudar a combater os impactos da pandemia, temos a certeza da importância do nosso papel como cidadãos, na construção de uma sociedade menos desigual”, diz Daniella Raimundo, outra cofundadora do Movimento União Rio.
Como doar para o Movimento União Rio
Para doar, os interessados devem entrar no www.movimentouniaorio.org , clicar em FAÇA UMA DOAÇÃO e selecionar uma das frentes de atuação especificadas nos respectivos links (SAÚDE ou COMUNIDADE).
Ao clicar, o interessado é direcionado para a página de doação, onde é informado sobre a destinação desses recursos, que também serão revisados por uma empresa de auditoria internacional. Além de saber como doar, é possível acompanhar com toda a transparência os desdobramentos, com dados e números destinados a cada setor.