Foto – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O mercado de proteínas vegetais mais que duplicou nos últimos anos. Estudo da Euromonitor International, realizado ano passado, mostrou que o Brasil é o 16º maior mercado do mundo na categoria de substitutos de carne, movimentando US$82,8 milhões em 2020, um crescimento de 69,6% em relação a 2015.
Pesquisa realizada no final do ano passado pelo Ibope e coordenada pelo The Good Food Institute (GFI) aponta que 50% dos brasileiros afirmaram ter reduzido o consumo de proteína animal em 12 meses — em 2018, eram 29%. Entre as mulheres, o índice vai a 54%; os mais jovens representam 52% dos entrevistados. O número reforça que essa mudança de comportamento vem ainda mais forte com as novas gerações.
A transformação da cultura alimentar vem estimulando não apenas o público final, mas também empresas que buscam oferecer cardápios mais inclusivos, com opções diversificadas, que atendam o novo consumidor e que impactem menos o meio ambiente.
Auxiliar as organizações a trabalharem com a tendência plant-based, por meio da inclusão e promoção de opções 100% vegetais em seus portfólios é exatamente o objetivo do Programa EscolhaVeg, desenvolvido pela organização internacional Mercy For Animals. Criado há cerca de um ano, o programa oferece consultoria gratuita em todas as etapas do processo, desde a consultoria de cardápio, mapeamento e seleção de fornecedores, produção de materiais educativos e treinamento para as equipes sobre o mercado plant-based, além de apoio na divulgação das ações para o público final.
“As empresas perceberam a exigência do consumidor e vêm respondendo a essa nova demanda, oferecendo cada vez mais alternativas à proteína animal”, diz Julia Seibel, Gerente do Programa.
Com o suporte de um time de chefs e nutricionistas e outros renomados especialistas do setor, as empresas podem passar a oferecer opções 100% vegetais, além de trabalhar em iniciativas para dar visibilidade a essas novidades.
Todo o treinamento pode ser realizado online ou presencialmente, quando possível, para que os envolvidos no programa entendam como trabalhar com essa tendência e saibam onde buscar conhecimento para expandir as ações.
“O universo plant-based é muito amplo. Temos desde alternativas super inovadoras, com hambúrgueres e outros análogos muito semelhantes às versões tradicionais, até soluções com ingredientes in natura e técnicas culinárias. A oferta disponível atualmente consegue entregar o que o consumidor busca — seja indulgência, sabor, maior percepção de saúde e até mesmo preço acessível.” diz Julia.
Empresas como a Unilever Food Solutions, Sodexo Benefícios e Incentivos, Edenred (Ticket) e Exal já participaram de ações realizadas com o apoio do Programa.
O EscolhaVeg oferece material educativo próprio e exclusivo, além das principais informações sobre o tema e outros conteúdos relevantes para impulsionar as novidades no cardápio das empresas. Para saber mais informações, basta acessar o site do EscolhaVeg.