Incêndio no Pantanal – Foto: Luiz fernandes
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Evento “Vozes Responsáveis Especial – O Agro e o Fogo” acontece no dia 1 de junho, às 18h30
Os meses de inverno trazem consigo um alerta no campo: eles marcam o início da temporada de incêndios florestais e, em função dos baixos volumes de chuvas nas estações anteriores, tudo indica que, em grande parte das regiões mais sensíveis, o prejuízo pode ser ainda mais significativo do que em anos anteriores.
Ainda é tempo de agir para evitar que se repitam, em 2021, os números preocupantes de focos de fogo verificados no ano passado. Em 2020 foi registrado um número recorde, estimado em cerca de 20 milhões de hectares de matas queimadas. Na Amazônia, a perda chegou a 1% da área de florestas e no Pantanal, o fogo atingiu cerca de um quarto da sua extensão, provocando extensivas perdas em suas fauna e flora únicas, além de perdas econômicas para produtores das regiões afetadas.
Com objetivo de discutir a relação entre a produção agropecuária e o fogo nos principais biomas atingidos, mostrando como os produtores podem atuar e contribuir em ações de prevenção e combate, a Produzindo Certo — empresa especializada em apoiar produtores e empresas na transformação da produção agropecuária, promovendo a adoção de melhores práticas socioambientais — promove no dia 1º de junho, às 18h30, uma edição especial da série de lives VOZES RESPONSÁVEIS AO VIVO voltada especificamente para o tema.
O evento, em formato virtual, é realizado em parceria com a Brigada Aliança, grupo especializado em ações de prevenção e combate a incêndios florestais, com atuação em áreas públicas e privadas e também no treinamento de equipes em diversas regiões do País.
A live VOZES RESPONSÁVEIS ESPECIAL: O AGRO E O FOGO reunirá especialistas na área, além de trazer exemplos práticos de produtores e empresas que atuam nesse sentido. Estão confirmados para o debate referências como:
- Jayleen Vera, especialista no Programa de Incêndio para América Latina e Caribe – Serviço Florestal Americano (USFS);
- Flávio Lopes Ribeiro, Superintendente de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental-SEMAD-GO;
- Liège Vergili Correia, Gerente Executiva de Sustentabilidade da JBS;
- Edimar Abreu, Comandante Brigada de Incêndio Aliança da Terra;
- Guilherme Pinezzi Honório, produtor rural, proprietário da Fazenda Esperança.
“A questão do fogo deve ser tratada durante todo o ano, com ações de prevenção e de planejamento ao combate, reunindo poder público e entidades privadas”, destaca Aline Locks, CEO da Produzindo Certo, que também participará da live.
Em regiões como o Pantanal, o Alto Xingu e o Araguaia, por exemplo, produtores rurais e empresas vêm se mobilizando para organizar recursos materiais e humanos em torno de ações de precaução a incêndios, inclusive com a formação de brigadas privadas que atuam durante todo o ano – na conscientização, prevenção e treinamento de equipes nos meses menos críticos e no combate na temporada de fogo.
Para acompanhar a live:
Facebook: facebook.com/produzindocerto
YouTube: youtube.com/produzindocerto