A seleção dos jovens foi alinhada ao compromisso da Dow que busca combater o racismo estrutural e garantir a inclusão racial dentro e fora da companhia – Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O programa foi patrocinado pela Dow, em parceria com a United Way, e focado em jovens do ensino médio, negras e pardos, da região de Campinas, cidade próxima a Hortolândia, onde a companhia possui operação
A evasão escolar é mais um dos impactos mais significativos da pandemia no Brasil e pode trazer consequências a longo prazo. Segundo recente relatório divulgado pelo Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, 3,8% dos estudantes entre 6 e 17 anos abandonaram os estudos em 2020. Pensando nessas questões e alinhada aos valores de respeito pelas pessoas e cuidado com as comunidades em que está inserida, a Dow apoiou o programa de mentoria virtual “Competências para a Vida”.
Desenvolvido pela United Way Brasil, parceira global em iniciativas de Cidadania Corporativa, o programa, realizado no final do ano passado, foi direcionado a estudantes pretos e pardos do ensino médio público da região de Campinas, próxima à fábrica da Dow, em Hortolândia. Com a iniciativa, a companhia buscou manter a motivação dos jovens estudantes em situação de vulnerabilidade da região do entorno de Hortolândia, com foco no desenvolvimento dos seus planos de vida frente à situação de pandemia.
O objetivo foi oferecer aos estudantes a oportunidade de conversar sobre dificuldades pessoais, ter contato com o mundo corporativo e proporcionar o conhecimento de ferramentas que auxiliam no planejamento. “A iniciativa reuniu virtualmente estudantes do ensino médio em um momento crítico, de pandemia e confinamento, dando espaço, especialmente à população preta ou parda. Em um contexto em que cerca de 1,5 milhão de estudantes brasileiros abandonaram a escola, iniciativas que apoiam esses jovens em situação de vulnerabilidade se tornam uma necessidade emergencial, contribuindo para a diminuição da evasão escolar. E sem educação, não existe desenvolvimento”, afirma Helena Alonso, líder de comunicação corporativa da Dow, no Brasil.
Os resultados da pesquisa realizada com jovens que participaram do programa “Competências para a Vida” apontam o impacto positivo de ações dessa natureza:
- 68,75% afirmaram que o programa ajudou a pensar no futuro e em metas para o pós-pandemia;
- 81,25% afirmaram que a expectativa em relação ao programa foi melhor do que esperavam;
- 87,5% afirmaram que pretendem continuar os estudos após as sessões de mentoria.
O programa contou com voluntários da companhia, de todo o país, para o trabalho de mentoria, apoiados por equipes multidisciplinares envolvidas no projeto. A ação ainda contou com a doação de fones de ouvido, recarga de celular, bolsa alimentação e cartão pré-pago para que os jovens pudessem participar, sem nenhum tipo de barreira.