Cicloturismo em Morretes – Foto: Litoral Nota Cem
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Segunda edição da campanha “Grande Reserva Mata Atlântica: Emoções o Ano Inteiro” será lançada dia 03 de junho. Proposta busca valorizar diferenciais de experiências na natureza vividas no Inverno, que vão da contemplação a atividades de aventura
Dia 03 de junho, será lançada a segunda edição da campanha “Grande Reserva Mata Atlântica: Emoções o Ano Inteiro”, que busca valorizar os diferenciais de experiências na natureza vividas durante os meses de Inverno. Elas vão de práticas de contemplação a atividades de aventura.
A segunda edição da campanha – que foi inaugurada em 13 de maio de 2022 – está sendo estimulada, novamente, pela iniciativa da Grande Reserva Mata Atlântica, que busca incentivar o poder público, além de empresários e a sociedade em geral, a compreender a importância da proteção e preservação do maior remanescente de Mata Atlântica que existe entre os estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. São quase três milhões de hectares ainda conservados do bioma – que já foi degradado e reduzido a menos de 10% – e ainda sobrevive nesse corredor ecológico entre os três estados. Somando tudo, são 2,7 milhões de hectares de ambientes terrestres e 2,2 milhões de hectares de ambiente marinho compreendidos pelo território da Grande Reserva. Esse patrimônio é compartilhado por 60 municípios no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Setor de turismo busca se reerguer após crise causada pela covid-19
Com a pandemia causada pela covid-19, desde março de 2020, o setor de turismo foi um dos mais impactados pelo problema em todo o mundo. Por outro lado, depois da obrigatoriedade de isolamento e distanciamentos sociais para controlar a disseminação do vírus, que poderia ter sido ainda maior não fossem as medidas de precaução, a disposição e o interesse das pessoas para aproveitarem agora mais o contato com o meio ambiente indica oportunidades de estímulo para o fortalecimento e a recuperação do setor. Sabendo disso, integrantes da iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica buscam agora indicar, como, inclusive no Inverno, os espaços naturais contemplados nesta, que é a maior porção remanescente de Mata Atlântica do Brasil e do mundo, são fonte de descanso, diversão, aventura e oportunidades de desenvolvimento e progresso locais que precisam ser aproveitados.
Ricardo Borges, um dos coordenadores da Grande Reserva Mata Atlântica, reforça que a campanha tem o objetivo de mostrar ao visitante que é um mito a ideia de que a região só oferece atrativos e atividades no Verão. “É o contrário. É no Inverno que há uma maior diversidade de ofertas de atrações que podem ser aproveitadas por diferentes pessoas e públicos”. Ele também diz que, para conhecer as oportunidades, o site da Grande Reserva disponibiliza uma página de vendas com diversos roteiros que as pessoas podem fazer nesses três estados. A relação de sugestões pode ser conferida em bit.ly/GRMA-vivencie.
Ricardo ainda destaca que é nos meses de Inverno que o clima está mais ameno, com menos ocorrência de mosquitos e tempestades, o que torna a experiência do visitante mais confortável para pessoas de diferentes idades. “É também a temporada de escaladas no Brasil, e dois dos principais atrativos da região são o Pico do Marumbi (berço do montanhismo no Brasil) e o Pico Paraná (maior culminância do sul do país)”, diz ele.
“A existência de um vasto mosaico de parques, reservas naturais e outras áreas protegidas por todo esse contínuo, frutos de um histórico de preservação da região, conduziu a uma impressionante diversidade de atrativos naturais e culturais que podem ser desfrutados pelos visitantes”, completa Ricardo.
Tiago Choinski, fundador e diretor-técnico da Adetur, representante do trade turístico do Litoral do Paraná e gerente da filial de Morretes da Serra Verde Express acrescenta, lembrando que “o ecoturismo é uma das atividades que pode gerar maior retorno e desenvolvimento para áreas naturais”. Segundo o Ministério do Turismo, vale lembrar, o Brasil foi o destino escolhido por cerca de 19 milhões de estrangeiros entre 2018 e 2020 para a prática do turismo ecológico. Ele foi motivo de viagem de 18,6% dos turistas que buscaram cenários paradisíacos com fauna e flora particulares do país, que tem uma das maiores biodiversidades do mundo. Em 2017, quando a visitação em unidades de conservação federais brasileiras alcançou a marca de 10,7 milhões de visitas, os resultados econômicos foram significativos. Foram gastos mais de R$ 2 bilhões nos municípios de acesso às unidades, gerando cerca de 80 mil empregos, R$ 2,2 bilhões em renda, R$ 3,1 bilhões em valor agregado ao PIB (Produto Interno Bruto) e R$ 8,6 bilhões em vendas, de acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente e ICMBIO.
Tatiana Perim, empresária do Ekôa Park, destaca que a campanha de inverno da Grande Reserva Mata Atlântica tem o objetivo de reforçar e fortalecer o turismo de natureza “Ela traz apenas uma amostra de tudo o que essa maior faixa contínua de floresta tem a oferecer, não somente durante o inverno, mas o ano todo”.
Atividades
São inúmeras as atividades que o território da Grande Reserva oferece aos visitantes, conhe ça algumas delas: