Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A estrutura criada para o novo Palco Mundo do maior festival de música do planeta será ainda mais imponente e moderna do que a vista em edições anteriores. Construído com aço Gerdau, a cenografia do palco terá quase 200 toneladas da liga metálica, 30 metros de altura e 104 metros de largura, sendo a maior estrutura já feita desde a primeira edição do Rock in Rio, em 1985. A Gerdau é a maior recicladora de sucata metálica da América Latina, o que torna seu aço um produto com intensidade carbônica menor que a média do setor. Além do aspecto ambiental, o processo de reciclagem inclui milhares de cooperativas e pessoas em sua cadeia de geração de renda.
Atualmente, cerca de 73% do aço produzido pela empresa é derivado de sucata. E uma característica interessante da sucata metálica é o fato de que, por ser magnético, o aço é mais fácil de ser separado de outros resíduos, o que torna elevada sua reciclabilidade. Além disso, por não perder suas qualidades ou propriedades, o aço é o material mais reciclado e reciclável do mundo. O aço utilizado na cenografia do Palco Mundo do Rock in Rio 2022 poderá tanto ser reutilizado nos palcos dos próximos festivais como transformado em novos prédios, centros hospitalares, carros, eletrodomésticos, entre outras inúmeras possibilidades.
A reciclagem tem efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas: poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa. Atualmente, a Gerdau possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço, segundo os dados de 2020 divulgados pela World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. A empresa também assumiu a ambição de ser carbono neutro em 2050.
A parceria com o festival vai ao encontro da grande transformação que a Gerdau vem passando nos últimos anos, buscando ser parte das soluções aos dilemas e desafios da sociedade. “Estamos muito orgulhosos de levar o aço da Gerdau ao maior festival de música e entretenimento do planeta. O mesmo aço que gera milhares de empregos, recicla mais de 11 milhões de toneladas de sucata e proporciona soluções de mobilidade e construção dará palco para alguns dos maiores artistas do mundo, levando esperança e alegria para as milhares de pessoas que acompanham o festival. Essa parceria com o Rock in Rio, que vai muito além do aço, unindo tecnologia e conhecimentos, reforça o processo de modernização e inovação pelo qual a Gerdau tem passado”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.