Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
De 09 a 11 de agosto, o São Paulo Expo recebe a Food ingredients South America 2022, maior plataforma de conexão da indústria de alimentos e bebidas na América do Sul
Além da exposição de novos ingredientes por mais de 700 marcas, o evento promoverá o Summit Future of Nutrition. Pesquisadores, especialistas de empresas e representantes do governo e de organizações setoriais vão debater temas como segurança alimentar; sustentabilidade e ESG; food techs e startups; transformação digital; e ingredientes promissores como proteínas de insetos e cannabis, além de atualizações regulatórias.
Confira alguns dos destaques da programação do Summit:
Segurança alimentar – Quase 10% da população da América Latina e do Caribe passou fome em 2021. Um total de 56,5 milhões de pessoas, 4 milhões a mais do que em 2020. Palestra abordará meios de garantir segurança alimentar e achados do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)”, lançado em 6 de julho. O palestrante abordará também a crise na oferta de matérias-primas, a exemplo do trigo da Rússia e da Ucrânia.
Ø Terça (09/08), em palestra com Gustavo Chianca, Representante Adjunto no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO-ONU).
Plant-based e proteínas alternativas – A perspectiva de consolidação de um Marco Regulatório para os alimentos à base de vegetais no mercado brasileiro. Proteínas alternativas podem mitigar o impacto ambiental dos sistemas alimentares, responsáveis por 34% das emissões globais de gases de efeito estufa? Proteínas de insetos surgem como promessa para a alimentação humana.
Ø Terça (09/08), em palestras e painéis com Glauco Bertoldo, Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Patricia Castilho, Gerente Geral de Alimentos da Anvisa; Gustavo Guadagnini, Diretor do The Good Food Institute; Luiz Filipe Carvalho, fundador da Hakkuna; e Marcelo Doin, Sócio-fundador da NoMoo, entre outros.
Redução de desperdícios e Upcycling – Quase 1 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, o que ocasiona cerca de 10% das emissões de gases de efeito estufa no mundo. Novas tecnologias e processos industriais prometem diminuir o problema, assim como o avanço do conceito de Upcycling – o reaproveitamento de subprodutos agrícolas e industriais (recursos tradicionalmente descartados) em novos ingredientes para nutrição humana e animal.
Ø Quarta (10/08), em palestras e painéis com Donir Ribeiro da Costa, Engineering Director da Nestlé; Eugene Wang, Cofundador e CEO da Sophie’s BioNutrients; e José Maluf, Executivo de P&D da BRF, entre outros.
A programação completa do Summit Future of Nutrition da FiSA pode ser acessada neste link.