Menção Honrosa, Vida Selvagem – Foto: Rick Dowling, Estados Unidos
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Concorreram aos prêmios mais de 100 mil fotos de 196 países, um novo recorde de participação no Concurso
Um raio celestial sobre um vulcão na Indonésia, um místico cogumelo resplandecente na Austrália, dois leões passeando lado a lado na savana do Quênia: esses são alguns dos retratos vencedores do concurso de fotos 2022 da The Nature Conservancy (TNC). O resultado, divulgado nesta quinta-feira (29), mostram, além das belezas retratadas, a importância dos esforços de conservação, que ajudam todos os seres vivos a prosperarem juntos.
De acordo com a diretora-executiva de Marketing e Comunicações da The Nature Conservancy, Meg Goldthwaite, o Concurso de Fotos é um destaque anual da TNC e estimula o trabalho da ONG na preservação de terras e águas, de modo que as futuras gerações possam desfrutar das maravilhas naturais retratadas nessas fotos.“Essas imagens incríveis de fotógrafos talentosos de todo o mundo nos fazem pensar em como estamos conectados uns com os outros e com este belo planeta e, ao mesmo tempo, sobre os desafios que enfrentamos”, afirmou.
O concurso deste ano teve a maior participação global já vista, com inscrições de 196 países e territórios em seis categorias diferentes. As imagens vencedoras foram selecionadas por um júri que incluiu a renomada fotógrafa de conservação, Ami Vitale, e o dono do canal do YouTube Brave Wilderness, Coyote Peterson.
Entre as mais de 100 mil inscrições, a grande vencedora do concurso retratou uma estrada solitária no Tibete, vista de um drone, tendo de cada lado barrancos que se estendem em formato de árvore. O clique é do fotógrafo Li Ping, da China, que passou a noite em um estacionamento de beira de estrada para conseguir esta imagem impressionante no início da manhã.
Como vencedor do Grande Prêmio, Li Ping terá a oportunidade de assistir a uma corrida do Extreme-E em Punta del Este, Uruguai. Para o diretor-executivo de Marketing da Extreme-E, Ali Russel, assim como o concurso mundial de fotos, as corridas do Extreme-E chamam atenção para os impactos negativos da mudança climática.
“Estamos entusiasmados em oferecer ao vencedor do Grande Prêmio uma experiência única, ao vivo, do Extreme-E, na qual os pilotos competem em carros 100% elétricos do início ao fim”, explicou.
Jurados Convidados
Também entre os premiados estão Shafeeq Mulla, da Zâmbia, e Florian Ledoux, da Noruega. Shafeeq foi a escolha da jurada convidada, Ami Vitale, e leva pra casa um kit de câmera no valor de 5.000 dólares. O clique vencedor é a imagem forte de um leopardo carregando na boca o corpo de uma macaca ainda com seu filhote agarrado a mãe. Já Florian foi o melhor aos olhos do jurado celebridade, Coyote Peterson, e além de uma reunião virtual individual com o jurado também ganha um cartão-presente no valor de 2.500 dólares. A foto de Florian mostra um urso polar alimentando seus filhotes em um assentamento de mineração abandonado na Noruega.
Segundo Ami, a diversidade de imagens de todo o mundo proporcionou um vislumbre da fragilidade do nosso planeta e de toda forma de vida que o habita. “O próprio concurso foi uma experiência fascinante e ficamos com uma mensagem profunda de como todos nós estamos interligados e do que significa para a nossa própria sobrevivência nos mesclarmos com a vida selvagem”, descreveu.
Para Coyote foi uma honra julgar o trabalho de tantos fotógrafos incrivelmente talentosos. “Testemunhar e, sobretudo, captar imagens tão estonteantes na natureza é um feito mais difícil de alcançar do que a maioria das pessoas consegue entender. Uma salva de palmas para todos os que enfrentaram lugares inóspitos para captar suas imagens e uma ovação de pé para todos que chegaram à rodada final de fotos selecionadas!”, comemorou.
Novidades
Neste ano, uma das novidades foi a inclusão da categoria Clima, que proporcionou aos fotógrafos a oportunidade de captar como se apresenta a mudança climática nas comunidades e ecossistemas em todo o mundo, desde a devastação dos impactos até a esperança inspirada por soluções locais e ação das comunidades.
Nesta categoria a foto vencedora traz o lagarto-de-garganta-em-leque (Sarada superba) no meio de um parque eólico no distrito de Satara, na Índia. Pesquisadores acreditam que os parques eólicos tenham criado um ambiente com poucos predadores para o lagarto, o que está causando alterações no seu comportamento e sua morfologia. A imagem foi captada por Sandesh Kadur, da Índia.
Os ganhadores do primeiro e segundo lugares de cada categoria levam para casa cartões-presente nos valores de US$ 750 e US$ 500, respectivamente.
Conheça os vencedores em cada categoria.