Parque Tanguá em Curitiba – Foto: Pixabay
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
A capital tem 60 m² de área verde por habitante, 5 vezes mais do que o mínimo recomendado pela OMS
Com seus 328 anos de história, a capital Curitiba celebra essa data tão importante no dia 28 de março, o que a torna especial por diversos fatores, como por exemplo ser um dos lugares mais frios do Brasil. Mas é conhecida também principalmente pelos seus cuidados com o meio ambiente, pelas suas áreas verdes e pelo cuidado com a limpeza da capital.
Cidade verde
Para visitar Curitiba, é essencial passear pelos bosques da cidade, e os mais conhecidos da região são: Passeio Público, Jardim Botânico, Parque Barigui, Parque São Lourenço e Parque Jaraguá. Visto que a cidade é composta por 26% de áreas verdes, os parques fazem parte desse espaço tão especial e aconchegante, ótimo para fazer caminhadas, piqueniques e passar o tempo admirando o pôr do sol. Mas existem outros 44 outros parques que também são interessantes de conhecer.
Falando sobre o verde da região, a OMS recomenda que sejam necessários 12 m² de área verde por habitante, porém Curitiba chega a ter 60 m² de área verde por habitante. Chegando a ter também 330 mil árvores nas ruas, através do projeto implementado chamado de Desafio 10 mil Árvores.
Destaque na preocupação com reciclagem
A capital ecológica também recicla em torno de 22% de todo o lixo produzido, o que impacta diretamente no meio ambiente de forma positiva. Além disso, todo o resíduo coletado pela coleta seletiva de lixo vai para centros de separação da capital, nos quais os funcionários vendem os materiais coletados para indústrias. E, a cada quilo de resíduo coletado, através do projeto Câmbio Verde, os funcionários podem trocar por um quilo de legumes ou frutas nos hortifrutis credenciados da região.
Transporte mais sustentável
Com tantos fatores em benefício do meio ambiente, não se pode deixar de destacar que Curitiba também tem um dos melhores índices de mobilidade urbana do país, com a população preferindo se locomover de bicicleta e transporte público. Mas há quem prefira se locomover de carro, o que é bem positivo, pois os valores acabam sendo abaixo do mercado, permitindo que modelos mais modernos e menos poluentes sejam escolhidos. Também é possível adquiri-los através de um leilão em Curitiba.
Com certeza, a capital Curitiba tem um grande mérito em ter conquistado tantos títulos, e o principal deles é de ser conhecida como a capital mais ecológica do país. Com tantos benefícios para o meio ambiente e para os seres vivos, é de fato deslumbrante a quantidade de projetos que dão certo para a população.