Imagem – Pixabay
ARTIGO
Os artigos e informes publicitários não representam necessariamente a posição de NEO MONDO e são de total responsabilidade de seus autores. Proibido reproduzir o conteúdo sem prévia autorização
POR – ADRIANA VIEIRA*, PARA NEO MONDO
Sustentabilidade, uma palavra que pode parecer simples, mas que na realidade tem um peso gigantesco para a sociedade. E não é para menos: vivemos um mundo em plena crise climática, onde não basta você realizar meia dúzia de ações pontuais em prol do meio ambiente e achar que fez a sua parte.
Nesse sentido, é preciso pensar além: discutir e agir de forma sustentável contribui tanto para a preservação ambiental como para o cuidado com as futuras gerações do planeta. As empresas, por seu nível e proporção de impacto, detêm um papel fundamental nesta jornada e, cada vez mais, clientes e parceiros comerciais buscam posicionamentos claros e cobram ações significativas.
Dessa forma, pode-se afirmar que o investimento em sustentabilidade dentro das organizações vem cada vez mais se tornando um pilar necessário para a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio a longo prazo. E para isso, as ações de sustentabilidade precisam ser estratégicas e estar alinhadas ao propósito das marcas. É preciso identificar a melhor maneira de implementar uma cadeia sustentável, criar metas e objetivos concretos e, então, implementar e medir os impactos das ações.
Falo por experiência própria, pois tenho o privilégio de acompanhar de perto as ações que a Nespresso, recém certificada como Empresa B, vêm desenvolvendo ao longo dos anos.
E, para evidenciar isso, e até mesmo ilustrar quais os principais pontos que acredito que as empresas devem se atentar na busca pela sustentabilidade, listei abaixo alguns direcionais que considero fundamentais para qualquer companhia:
Entenda o seu negócio
Qualquer empreendimento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, impacta de diversas maneiras sua área de atuação — e muito além dela. Dessa forma, quando falamos sobre sustentabilidade empresarial, entendo que um dos principais motes de sucesso desta área está atrelado ao fato da companhia reduzir, eliminar ou conter os principais impactos causados por sua operação, seja ela na comunidade local ou ecossistema (parceiros, terceiros, etc).
Mas por onde começar? Olhe para o seu negócio e identifique o que é material ou o que é relevante, tanto para o negócio, quanto para os stakeholders da organização (colaboradores, fornecedores, comunidades, clientes, etc.). Entenda sua estrutura, mapeie suas dificuldades e olhe com muita atenção para o impacto que você causa na sociedade e meio ambiente. A partir deste ponto de partida, certifique-se que você possui profissionais competentes para propor ações diversas de curto, médio e longo prazo para atenuar os efeitos. Além disso, comunique e alinhe com a gestão administrativa da companhia que eles devem estar prontos para redefinir e alterar processos inconsistentes com as novas metas e objetivos traçados.
Se comprometa a longo prazo
É preciso ter um plano estratégico com ações robustas, mas coerentes com a realidade da empresa. Um grande erro é tentar conseguir resultados muito rapidamente e não programar iniciativas a longo prazo. É preciso integrar esse processo à dinâmica do negócio e a uma nova cultura empresarial, transformando a sustentabilidade em parte dos negócios.
Por meio de um planejamento 360º, todas as áreas da empresa — da logística até comunicação, devem estar preparadas para falar e aplicar a sustentabilidade no seu a dia a dia. E aqui, faço um adendo muito importante: é preciso comunicar a toda sua cadeia corporativa (clientes, investidores, parceiros comerciais, terceiros, prestadores de serviço, etc), de que agora a sustentabilidade será um dos principais assuntos da organização e que cada colaborador tem um papel imprescindível no sucesso destes esforços.
Equilibre propósito e lucro
Por fim, mas não menos importante, gostaria de frisar que sim, uma empresa precisa ter lucro. Mas isso não quer dizer que você não pode ou não consegue atingir o equilíbrio deste foco com seus novos propósitos, pois, como reforcei acima, cada vez mais as pessoas buscam por empresas conscientes e comprometidas com a redução do impacto ambiental.
Esses foram alguns dos principais ensinamentos e conclusões que atingi quando me deparei com a imensidão de ações sustentáveis que a Nespresso possui e aplica no seu dia a dia. Espero que esta reflexão inspire outros líderes a buscarem mais sustentabilidade em suas empresas!