Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Comenda da Elisabeth Haub School of Law at Pace University destaca sócio do Campos Mello Advogados entre defensores que trabalham para criar a ordem ambiental mundial
Sócio do Campos Mello Advogados, Paulo de Bessa Antunes recebeu hoje (08/11) o prêmio Elisabeth Haub de Direito Ambiental e Diplomacia 2022, em cerimonia realizada pela The Elisabeth Haub School of Law at Pace Universit. Mais relevante comenda na área de direito ambiental mundial, a premiação representa um conhecimento à incansável advocacia de Bessa Antunes no apoio ao desenvolvimento e à implementação de leis de proteção ao meio ambiente no Brasil ao longo das três décadas em que trabalhou no Ministério Público Federal. Entre as conquistas que contabiliza estão o estabelecimento da área protegida Praia da Reserva no Rio de Janeiro; a destruição de PCBs (bifenilos policlorados) altamente tóxicos; e o abandono dos planos de construção de uma ponte em território indígena contra a objeção dos indígenas.
“O prêmio, mais do que um reconhecimento individual do meu trabalho, é um reconhecimento do direito ambiental brasileiro e de sua posição de destaque no mundo, principalmente, segurando a defesa ambiental e o respeito e reconhecimento dos povos tradicionais e populações indígenas”, comemora Paulo Bessa Antunes.
“Paulo de Bessa Antunes é um dos principais contribuintes, proponentes e defensores do estado de direito ambiental no Brasil. Ele ensina, orienta e inspira gerações de estudantes e jovens advogados a cuidar do patrimônio ambiental do Brasil por meio da lei”, valoriza a administradora da Pace University, Liliane A. Haub, destacando ainda que “é nossa esperança que, com este prêmio, estejamos fazendo uma declaração de apoio aos indivíduos e comunidades que lutam para criar um planeta mais sustentável”.
Sobre Paulo de Bessa Antunes
Professor e estudioso ambiental, líder de direito ambiental na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Bessa Antunes é autor de vários livros, incluindo o texto seminal Direito Ambiental, e artigos técnicos. Sua obra é regularmente citada por tribunais brasileiros e até pelo Supremo Tribunal Federal. Influencia políticas públicas ambientais, exibindo coragem e liderança ao ser coautor de carta aberta criticando retrocessos na política ambiental brasileira. É sócio responsável pela prática ambiental do Campos Mello Advogados (Brasil).
Sobre o Prêmio
O Prêmio Elisabeth Haub de Direito Ambiental e Diplomacia é o mais distinto do mundo na área de direito ambiental. Foi criado em 1997 pela Elisabeth Haub School of Law da Pace University, em cooperação com a família Haub, para homenagear o legado de Elisabeth Haub (1899 – 1977), filantropa e defensora de leis fortes para a conservação da natureza. O prêmio reconhece inovação, habilidade e realizações de profissionais de diferentes formações, defensores que trabalham para criar a ordem ambiental mundial. A seleção, realizada anualmente por júri formado por conceituados líderes em direito ambiental, foi estabelecido pela primeira vez para comemorar o 25º aniversário da Conferência das Nações Unidas em Estocolmo e o 5º aniversário da Cúpula da Terra das Nações Unidas no Rio de Janeiro.
Entre os brasileiros premiados anteriormente estão Antonio Herman Benjamin, por contribuições extraordinárias e sustentadas ao Direito Ambiental, e Luis Alberto Figueiredo, embaixador brasileiro com forte atuação durante a Rio + 20, que contribuiu para os acordos assinados na Conferência. Os dois foram destacados em 2015.