Imagem – Pixabay
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
Simples ações do dia a dia levam consomem água de forma exagerada; entenda como reduzir
A discussão sobre o consumo de água e quanto consumimos se mostra cada vez mais necessária. Pensando nisso, reunimos algumas informações sobre a pegada hídrica, ou seja, o quanto de água consumimos em todas as nossas atividades.
Aproveite a leitura para entender mais sobre o assunto, calcular seu consumo médio e entender seus impactos.
Consumimos muito mais água do que imaginamos
Comumente, acreditamos que apenas situações nas quais abrimos torneiras consomem água, mas, não; diariamente, todas as nossas atividades envolvem o consumo de água, uma vez que, inclusive para gerar energia elétrica, nosso bem mais precioso é utilizado.
Como é sabido, algumas ações diárias podem reduzir o consumo direto, ou seja, as vezes em que abrimos torneiras ou realmente temos contato com a água, porém o consumo de água “oculta”, ou virtual, é o que vem exigindo maior atenção, uma vez que as demandas são ainda maiores em situações nas quais não vemos a água sendo consumida, como, por exemplo, durante a produção de itens que usamos todos os dias e diversas outras ações.
É importante lembrar: a água é um bem finito
Além da alta no consumo diário, ações climáticas também influenciam na quantidade de água doce disponível no planeta, o que amplia a necessidade de atenção e reavaliação de algumas ações.
Segundo dados apresentados pela ONU, mais de 2 bilhões de seres humanos não têm acesso a água potável, e, apesar de assustador, o dado também indica que, com o passar dos anos, esse dado tem crescido e mais pessoas têm sofrido com a escassez hídrica.
Por ser finita, é imprescindível que países ressignifiquem seu consumo e atuem no investimento em tecnologias que promovam a diminuição no desperdício e uso da água. Além de novas técnicas, ações de conscientização devem ser incentivadas em massa, visando assim a diminuição dos impactos causados por tal fato.
Reduzindo sua pegada hídrica
Para reduzir sua pegada hídrica, algumas ações diárias e a substituição de objetos podem ser realizadas. A instalação de torneiras elétricas em pias é uma opção interessante, uma vez que o volume de água utilizado é menor e melhor controlado.
Outra forma interessante de diminuir sua pegada hídrica é reutilizando água. A conhecida água de reúso pode ser usada para higienizar louças, lavar algumas peças e demais itens, evitando assim o desperdício e minimizando os impactos ao planeta.
Repense seu consumo
Sabendo de tais informações, ressaltamos a importância de que esses dados sejam considerados e de que ações de preservação ao meio ambiente e, consequentemente, consumo de água sejam repensadas.
Apesar de pessoal, ao iniciar esse processo, estamos colaborando para a preservação de nosso bem maior e garantindo que mais pessoas tenham acesso (por mais tempo) a água de qualidade.