Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
A Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), divulgou em dezembro o resultado da segunda fase do projeto Tração – Impulsionamento para Organizações Sociais. Nesta etapa, 14 organizações selecionadas pela banca vão receber um incentivo financeiro de R$ 21 mil cada (R$ 294 mil no total) para fortalecerem suas ações sociais e potencializarem o impacto positivo em seus territórios. A execução do Plano de Desenvolvimento Organizacional (PDO) começou em dezembro e segue até junho de 2023.
O intuito é apoiar organizações sociais que atuam no entorno das unidades fabris e de negócio da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Serviços Financeiros. Essas são as marcas do Grupo VW que fazem parte dos órgãos de governança da Fundação.
“Iniciativas como o Programa Tração da Fundação Volkswagen, que tem foco no desenvolvimento de pequenas organizações da sociedade civil, são de extrema relevância para o fortalecimento do capital social local, identificação das principais demandas regionais e para a sustentabilidade das ações sociais, ambientais, educacionais e culturais que são empreendidas por essas organizações nos territórios. O Tração, como seu nome bem exemplifica, traciona o desenvolvimento local territorial tendo como base as organizações da sociedade civil, a democracia e a confiança no futuro. São parcerias como essa, entre o CIEDS e a Fundação Volkswagen, que promovem a construção de redes para a prosperidade”, aponta Fabio Muller, Diretor Executivo do CIEDS.
A seleção se deu em duas fases. Na primeira, foram escolhidas 28 organizações para participarem de uma formação online, com carga horária total de 40h. A trilha formativa foi composta por aulas, fóruns de discussão, exercícios e materiais complementares sobre temáticas ligadas ao terceiro setor, como aspectos jurídicos, gestão financeira, captação de recursos, elaboração e gerenciamento de projetos, comunicação e acessibilidade.
“O objetivo é impulsionar e fortalecer as Organizações Sociais selecionadas com investimento em formação, mentoria e incentivo financeiro para que possam aperfeiçoar o desenvolvimento dos seus processos de gestão, estruturar sua operação e ampliar seu impacto social no território”, afirma Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da FGVW.
Após o percurso formativo, foram certificados 63 gestores e estes receberam orientações para elaborar um PDO (Plano de Desenvolvimento Organizacional) para apresentação à banca avaliadora. O edital está vinculado à meta 10.2 dos Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que trata da redução das desigualdades.
Confira abaixo a lista de organizações selecionadas:
Polo Capital Paulista (SP)
– GFWC CrêSer
– Associação Viver Melhor do Jardim Miriam
Polo Resende e Região do Médio Paraíba
– Associação Cultural ARTEMAGIA
– Associação Barrense Amigos dos Animais
Polo São Bernardo e Região do Grande ABC
– Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania (“Associação Padre Leo Commissari”)
– Casa Transitória dos Servidores de Maria
Polo São Carlos e Região Geográfica de Araraquara
– Associação Cultural Estação do Circo – ACEC
– Proara projeto Araci
Polo São José dos Pinhais e Região Metropolitana de Curitiba – Núcleo Urbano Central
– Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione
– Fantástica Associação de Ginástica Rítmica
Polo Taubaté e Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
– Instituto de Valorização, Inclusão e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
– Emaús Igualdade no Brasil
Polo Vinhedo e Região Metropolitana de Campinas
– Espaço Cultural Casa do Pavão
– TAP Global