Capa do livro – Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
“Existe uma casa encantada
Que abriga todos os ninhos,
É feita de sol e vento,
Calor, areia e tempo.
Suas árvores se vestem
De espinhos, de ervas
Com raízes gigantes
(maiores que elefantes),
E flores e cactos
Que enfrentam
As tempestades, ondas
E redemoinhos”
Assim começa “A casa de todos os ninhos”, livro editado pelo Instituto Coral Vivo (ICV) com patrocínio da GNA – Gás Natural. Uma obra poética que une literatura e saber científico para conscientizar a população brasileira sobre a necessidade de conservação de um dos ambientes mais ameaçados e pouco conhecidos da Mata Atlântica. Com lançamento no dia 28 de abril, Dia da Restinga, o livro reúne um trio de autoras premiadas da literatura infanto-juvenil, apresentando de forma lúdica e apaixonante a biodiversidade das restingas.
Com os poemas de Bia Hetzel e Roseana Murray e as ilustrações dignas de prêmio de Mariana Massarani, os leitores vão conhecer mais sobre esse ecossistema e a interação entre animais e plantas que ali habitam. A obra tem o conceito gráfico de um diário de naturalista e a ciência está em cada detalhe do livro, pensada a partir da consultoria de duas doutoras em biologia: Débora Pires, fundadora do Instituto Coral Vivo e uma das maiores biólogas marinhas do país, e da também bióloga Luana Mauad, da equipe da GNA, especialista em botânica de restingas.
Crianças de todas as idades vão se encantar com “A casa de todos os ninhos”, que tem como público-alvo leitores em base de consolidação de alfabetização. Além de ficar disponível para download gratuito para todo o país nos sites do ICV e da GNA, um total de 4 mil exemplares impressos serão distribuídos em escolas públicas dos municípios do Rio de Janeiro, São João da Barra e Saquarema para serem trabalhados nas salas, marcando o início do Projeto Restinga em Prosa.
Desde 2018, a equipe de sustentabilidade da GNA tem se dedicado a estudar e contribuir com a conservação de áreas de restinga adjacentes aos seus empreendimentos e dentro da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de restinga do país, a RPPN CARUARA. Com um grande volume de informações produzidas em seus programas de monitoramento da biodiversidade, a empresa decidiu criar o projeto para sensibilizar a população que, mesmo vivendo ou sempre visitando as restingas, muito pouco sabem sobre elas. “De todos os ambientes que compõe a mata atlântica, a restinga é o menos falado, o mais ameaçado e abandonado pelos olhos. E isso não é por acaso. É porque são áreas mais nobres do nosso litoral, ambicionadas para ocupação e especulação imobiliária”, explica Bia Hetzel .
A partir dos levantamentos feitos pelas equipes da GNA e do ICV, as autoras Bia Hetzel e Roseana Murray enfrentaram o desafio de transformar o conteúdo científico em 13 poemas acessíveis à leitura autônoma de estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental. “O livro é muito correto cientificamente. Traz informações geradas não só pelos monitoramentos desenvolvidos pela GNA em São João da Barra, mas de restingas em geral, trazendo uma pincelada de diversas espécies representativas, algumas endêmicas, que todos conseguem reconhecer”, avalia Luana Mauad, da GNA.
A ilustração é da genial Mariana Massarani, uma das profissionais mais adoradas pelas crianças brasileiras, e foi valorizada no projeto gráfico da designer Silvia Negreiros, resultando em uma obra caprichada que mereceu um texto de apresentação de Ana Maria Machado. “Li sobre o valor da restinga em obras de viajantes que vieram ao Brasil em outros séculos. Mas só agora a encontro num livro para crianças. Com precioso texto de Bia Hetzel e Roseana Murray e belas ilustrações de Mariana Massarani. A consagrar o amor que merece essa casa de todos”, diz Ana na 4ª capa do livro.