Disney’s Animal Kingdom, Orlando (EUA) – Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Por meio do Disney Conservation Fund, este ano a The Walt Disney Company apoia 25 iniciativas que buscam proteger a vida selvagem e a natureza, sendo que sete delas correspondem à América Latina
Como parte da celebração do 25º aniversário do Disney’s Animal Kingdom, o Fundo de Conservação da Disney (Disney Conservation Fund, DCF) premia 25 projetos em todo o mundo, que – por seu trabalho com comunidades para salvar a vida selvagem – inspiram ações e protegem o Planeta, além de provarem ter um impacto significativo e uma visão voltada para o futuro. Na América Latina são sete iniciativas premiadas. De 1995 até hoje, o Disney Conservation Fund contribuiu com US$ 125 milhões para apoiar o trabalho de quase 600 organizações em todo o mundo.
Conheça mais sobre os projetos apoiados pela Disney na América Latina este ano e seus objetivos:
- Save the Golden Lion Tamarin (Brasil): Tem o objetivo de ajudar os esforços que se desenvolvem no Brasil para restaurar frações de bosque e povoações de Mico-Leão-Dourado para, assim, salvar a espécie da extinção.
- Administrators of the Tulane Educational Fund / Tulane University (Equador): Busca proteger a árvore guarda-chuva de peito comprido e outras espécies prioritárias na selva do Chocó, localizada no noroeste do Equador, adquirindo e restaurando habitats prioritários, lançando projetos de pesquisa e ampliando programas comunitários. Também ajuda a proteger um importante corredor de habitat no nível da paisagem e diversificar os fluxos de renda para a Fundação para a Conservação dos Andes Tropicales (FCAT) e residentes locais.
- Arizona State University Foundation for A New American University (México/Caribe): Seu objetivo é colaborar com uma equipe multidisciplinar de conservação para educar, inspirar e capacitar pescadores no México e em Trinidade e Tobago (Caribe) para desenvolver soluções inovadoras que ajudem a reduzir a captura acidental de tartarugas marinhas, tubarões e raias ameaçadas de extinção. Também trabalha com pescadores para otimizar a iluminação movida a energia solar para redes de pesca e desenvolver novas soluções para evitar capturas acidentais. Confira fotos do projeto aqui.
- Bat Conservation International (México):Identifica e protege as principais áreas de forrageamento de morcegos de cauda longa no norte do México e estabelece corredores de néctar robustos e sustentáveis para a migração dessa espécie do centro do país para o sudoeste dos Estados Unidos. Também busca restaurar o habitat alimentar dos morcegos mexicanos de cauda longa por meio do cultivo de 10.000 agaves no noroeste do México.
- Global Penguin Society (Argentina): Trabalha para proteger os pinguins de Magalhães na Patagônia Argentina, investigando as mudanças nas áreas de alimentação e reprodução dessas aves. Usa os resultados para desenvolver ferramentas inovadoras de conservação em novas áreas e garantir a proteção da vida selvagem em terra e no oceano. Também implementa vários programas educacionais com estudantes e comunidades locais e globais para lidar com ameaças de distúrbios humanos, pesca e poluição. Confira fotos do projeto aqui.
- Oklahoma City Zoological Society (Guatemala):Seu objetivo é proteger o lagarto frisado do vale de Motagua e o lagarto jacaré Campbell na Guatemala, envolvendo as comunidades locais em apresentações escolares, atividades de reflorestamento e programas de pesquisa em conservação. Cria corredores de habitat plantando 60.000 árvores, gerenciando 9km2 de habitat protegido, garantindo parcerias para proteger mais 3km2 de habitat contíguo, realizando pesquisas de campo e liderando esforços de reprodução em cativeiro para essas espécies.
- Proyecto Tití (Wildlife Conservation Network) (Colômbia): Encarregado de proteger a vida silvestre de monos tití na Colômbia, apoia os esforços para proteger e expandir o habitat florestal, reduzir o comércio ilegal de vida silvestre, reciclar mais de três milhões de sacolas de plástico e criar fontes de insumos alternativos para os membros da comunidade. Confira fotos do projeto aqui.
Para ver a lista completa dos beneficiários deste ano, visite o link. O apoio a essas organizações é um exemplo dos esforços da Disney em agir para ajudar a mudar a história do Planeta. Esta colaboração é realizada através do Disney Planet Possible, uma iniciativa que procura inspirar otimismo para a construção de um futuro mais sustentável e realizar medidas que contribuam para impactar positivamente o Planeta, não só imaginando como é possível alcançar um mundo em equilíbrio, mas também trabalhando para que isso aconteça: investir em energia limpa, reciclar e desperdiçar menos, cuidar da vida selvagem e criar histórias que celebram a magia da natureza e mobilizam a mudança.