Foto – iStock
Por – Agência Conversion, especial para Neo Mondo
O Programa “Alianza Mais” foi lançado em Lavras do Sul e é uma iniciativa da Associação para Conservação das Aves do Brasil e do BRDE
Em abril foi lançado o Programa “Alianza Mais”, em Lavras do Sul, RS, que disponibilizará uma linha de crédito e assistência técnica aos produtores rurais que trabalham na região do Pampa gaúcho. O evento, realizado na sede do Sindicato Rural da cidade, contou com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
A iniciativa foi desenvolvida em conjunto pela Associação para Conservação das Aves do Brasil SAVE Brasil/Alianza del Pastizal e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O projeto prevê um investimento de 7 milhões de euros (aproximadamente 40 milhões de reais) na região até 2028. Desses, 2 milhões foram fornecidos pelo Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM). A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) será responsável por supervisionar o uso desse montante.
Os beneficiados serão os trabalhadores rurais que atuam no setor da agropecuária e que estejam comprometidos com a preservação do bioma Pampa. O objetivo principal é contribuir para o enfrentamento dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, por meio do fomento à sustentabilidade da produção na região, com projetos que aliam maior produtividade e conservação da biodiversidade local.
Para o governador Eduardo Leite, a parceria deve ser muito comemorada: “Saudamos esta parceria tão importante para a proteção do nosso mais importante bioma, que é o Pampa. Ainda mais em uma região com uma agropecuária tão forte e reconhecida pela sua qualidade. É a prova que o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental podem andar juntos”.
Durante a implementação do projeto, será oferecida uma linha de crédito exclusiva através de cofinanciamento da SAVE Brasil e do BRDE. O objetivo será possibilitar investimentos em sistemas de produção inovadores e sustentáveis, visando o aumento da renda dos produtores pecuários locais. A linha de crédito contará com incentivo a fundo perdido (blended finance).
O investimento irá ajudar tanto os produtores agropecuários da região, incentivando o aumento da produção, ao mesmo tempo em que ajuda a proteger a biodiversidade local, quanto o estado do Rio Grande do Sul e o Brasil, que se notabilizam no cenário mundial com a adoção de práticas sustentáveis na produção agrícola.
Esse é um pontapé para que sejam feitos mais investimentos em projetos na área de engenharia agronômica para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da produção no Pampa.