Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Focada na circularidade e na ampliação do ciclo de vida útil dos produtos, maior plataforma online de compra e venda de vestuário e acessórios do país comemora avanços em seus principais indicadores de sustentabilidade
O Repassa, maior brechó online de vestuário e acessórios usados do Brasil, obteve uma evolução de até 12% nos principais indicadores de sustentabilidade relacionados às suas operações no acumulado do ano, como economia de água e energia elétrica, e redução de emissões de CO2 na atmosfera.
O desempenho deve-se ao modelo de negócio da plataforma que faz parte do ecossistema de moda e lifestyle da Lojas Renner S.A., focado na circularidade e na ampliação do ciclo de vida útil dos produtos. Com isso, ela estimula o reaproveitamento de artigos de moda em bom estado de conservação e diminui a utilização de insumos e matérias-primas na fabricação de novos itens.
Somente de janeiro a maio a empresa evitou o uso aproximado de 410 milhões de litros de água na produção de uma quantidade de peças correspondente às vendas com base nos principais relatórios e referências fornecidas do tema. Isso representa uma alta de 10% em comparação com os 371,9 milhões de litros poupados no mesmo intervalo de 2022 e equivale ao consumo de 379 mil pessoas no período, tomando-se como base a recomendação do Ministério da Saúde, de pelo menos dois litros diários.
A operação impediu, ainda, a emissão de cerca de 1,8 mil toneladas de CO2, volume 12% maior do que nos cinco primeiros meses de 2022 e que para ser capturado exigiria o plantio de mais de 82 mil árvores. Também permitiu a economia de 9,7 milhões de kW/h de energia, 10% acima do ano passado e o suficiente para suprir a demanda média de 10 mil famílias durante um mês.
“Temos um estoque de mais de 700 mil itens, acreditamos no consumo consciente e sustentável e queremos provocar impactos sociais e ambientais cada vez mais positivos na cadeia de moda. Para se ter uma ideia, a fabricação de uma peça de roupa requer, em média, 2,7 mil litros de água e a produção de um quilo de tecido emite sete quilos de CO2, mas conseguimos evitar números como esses quando estendemos o ciclo de vida útil dos produtos”, diz o fundador e CEO do Repassa, Tadeu Almeida.
Modelo diferenciado – O Repassa diferencia-se no segmento de revenda de artigos de moda. Ao contrário dos canais de negociação direta entre vendedores e compradores, a empresa faz a curadoria e o controle de qualidade das mercadorias e é responsável por toda a jornada dos clientes, incluindo precificação, produção de fotos e catálogos, manipulação e entrega das peças.
Os produtos são encaminhados para a plataforma por meio da “Sacola do Bem”. Produzidas com materiais reciclados, elas podem ser solicitadas pela internet, no endereço https://www.repassa.com.br/, e entregues pelos Correios ou em quase 90 lojas da marca Renner no país. Um percentual sobre as receitas é destinado aos vendedores por transferência bancária ou pode ser usado para compras no próprio site e os valores podem ser doados para organizações sociais, assim como os produtos reprovados no processo de curadoria.
Lojas Renner estimula economia circular desde 2011 – A Lojas Renner foi pioneira no estímulo ao consumo circular e consciente de produtos de moda no Brasil com o programa de logística reversa EcoEstilo, lançado em 2011 para coletar e dar destino ambientalmente correto a embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza. Em 2017 a iniciativa incluiu roupas usadas para reciclagem, desfibragem ou doação e atualmente mais de 50 toneladas de produtos são recebidas por ano.
Em 2021, a marca Renner lançou a primeira loja circular do varejo brasileiro, no Rio de Janeiro. Focado na ecoeficiência e na máxima redução dos impactos ambientais, este modelo pioneiro agora está sendo ampliado. Desde o início do ano, todas as novas lojas da marca Renner trazem atributos deste novo conceito, em consonância com os compromissos públicos de sustentabilidade da companhia.
Compromisso com a sustentabilidade – A aplicação dos princípios de circularidade nas operações e nas lojas companhia está alinhada aos compromissos públicos de sustentabilidade assumidos para o ciclo 2022-2030. As metas incluem a aceleração do desenvolvimento de soluções ambientalmente responsáveis nos seus produtos e serviços, com iniciativas em diferentes frentes.
Um dos objetivos é que, até 2030, 100% das peças de vestuário das marcas próprias da varejista sejam mais sustentáveis, com investimentos em matérias-primas têxteis circulares e regenerativas, redução do consumo de água e transição energética para a descarbonização dos negócios com a finalidade de atingir a neutralidade climática (net zero) em 2050.