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POR – REDAÇÃO NEO MONDO
“Aliados” é a nova plataforma de ação coletiva da companhia, que visa unificar todas as iniciativas da região e aumentar o impacto de projetos focados em Água, Empoderamento Econômico e Reciclagem
Para avançar em seus objetivos e iniciativas de sustentabilidade, a The Coca-Cola América Latina une-se à diferentes comunidades, organizações, governos e empresas na região para a implementação e fortalecimento de iniciativas que permitem responder às necessidades locais e desafios das comunidades onde a companhia opera.
Como um sistema global de rede, mas que visa gerar efeito local, a companhia identificou a necessidade de criar uma plataforma integrada de gestão, comunicação e colaboração, a fim de impulsionar e reforçar o impacto dos atuais e futuros dos projetos em que atua na América Latina. É desta forma que nasce a plataforma de ação coletiva – Aliados –, conceito que identificará a forma da empresa de implementar projetos de sustentabilidade nesta região, bem como visa refletir o espírito colaborativo e o papel decisivo dos sócios e colaboradores em cada uma iniciativa em que a companhia está envolvida, seja em programas de impacto socioeconômico, gestão de resíduos ou de água.
A plataforma Aliados já tem presença em toda a região e representa a forma como o Sistema Coca-Cola trabalha para fomentar os projetos de ESG. Neste âmbito, Aliados destacará o trabalho em conjunto com parceiros para alcançar as suas metas de sustentabilidade na região, contribuindo para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Dividido em três pilares – Água, Empoderamento Econômico e Reciclagem-, Aliados fornecerá uma estrutura complexa e guiará os esforços de sustentabilidade do Sistema Coca-Cola e de múltiplos parceiros, a fim de catalisar o impacto em toda a região. Dentre os parceiros aliados que compõem esse conceito, estão autoridades da sociedade civil, que representam um apoio fundamental para a companhia e já atuam como pontos de contato relevantes para assuntos de ESG da companhia, visto que cooperam com a evolução dos projetos ao dar visibilidade as necessidades reais e potenciais das comunidades, além de compartilharem conhecimento, recursos humanos e materiais essenciais para garantir o impacto e a perenidade dos projetos implementados, com foco em iniciativas, como:
- Projetos de água: para fornecer acesso à água em escolas do México foram aprimorados os serviços de água, saneamento e higiene (WASH), onde foram atendidas mais de 215.000 pessoas apoiadas pela Fundação Coca-Cola e pela Coca-Cola México. Por outro lado, existem programas de recarga de água no Brasil, na Guatemala, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, República Dominicana, que incluem atividades como a conservação, o reflorestamento e a agricultura sustentável; tendo este último impactado 11 milhões de pessoas indiretamente.
- Projetos de reciclagem que buscam incentivar a transformação de pequenas lojas do varejo e que contam com pontos sustentáveis para coleta de embalagens PET e PEAD. Alguns desses programas já apoiaram 5.000 recicladores com a entrega de motocicletas para fortalecer a logística de reciclagem e melhorar a qualidade de vida desses atores, além de coletar anualmente cerca de 100.000 toneladas de garrafas plásticas para transformá-las em 50.000 toneladas de resina reciclada, que são convertidas novas embalagens.
- Projetos de empoderamento econômico dos quais, somente no Brasil, entre 2020 e 2021, participaram mais de 43 mil jovens em um programa de capacitação profissional online, além de parcerias com organizações que acompanham e impulsionam mulheres empreendedoras em toda a região ao oferecer programas focados em: inclusão digital, estratégias de vendas e outras habilidades necessárias para a gestão e a administração de negócios. No Peru, algumas parcerias fornecem assessoria, treinamento e suporte às lojas. Em 2022, 3.662 lojas foram beneficiadas por meio de ferramentas digitais, mentorias e workshops focados em digitalização, vendas, atendimento ao cliente, finanças e gestão de estoque.
“Aliados é a bússola que orienta nossos esforços para o crescimento sustentável em nossa região e é uma plataforma compartilhada que colocamos a serviço de todos os latino-americanos. Nosso desejo é que, juntos, multipliquemos o amor que sentimos pela América Latina e possamos construir o futuro que sonhamos e merecemos, contribuindo também para o alcance de objetivos globais que buscam melhorar a qualidade de vida de todos e a preservação do nosso planeta”, comentou Sergio Londoño, vice-presidente de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola América Latina.
A companhia também se compromete com metas ambiciosas para os três principais pilares da região, nos quais têm alcançado progressos incríveis graças aos seus Aliados. Dentre eles, estão:
Reciclagem:
- A América Latina é o principal mercado mundial do Sistema Coca-Cola no uso de embalagens retornáveis.
- Sabendo que os resíduos são um problema global, a companhia tem como responsabilidade contribuir para criar soluções e impulsionar a economia circular que inclua a revalorização desses materiais e o apoio aos recicladores de base, sendo os objetivos da companhia: coletar e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma vendida e tornar as embalagens 100% recicláveis até 2030.
Água:
- Sendo a água um recurso vital para o desenvolvimento de qualquer comunidade em todo o mundo e o primeiro ingrediente da maioria das bebidas da companhia, é uma responsabilidade de todos respeitar e proteger os recursos hídricos, bem como promover o uso responsável e seu acesso. Desde 2015, 100% da água utilizada na produção das bebidas da Coca-Cola é reposta.
- Como um recurso importante para a companhia, mas também para as comunidades onde opera, a expectativa é de que 2 milhões de pessoas se beneficiem do acesso à água potável até 2030 por meio dos compromissos da empresa neste âmbito.
Empoderamento Econômico:
- A Coca-Cola América Latina investe para ajudar a melhorar a vida das pessoas, incluindo àquelas ao longo de nossa cadeia de valor e as comunidades de toda a região. Para isso, a companhia continuará com seu legado de décadas de apoio à população local e criação de oportunidades socioeconômicas por meio de seu negócio e além.
- O objetivo é impulsionar o empoderamento econômico de 2MM* empreendedores até 2030, contribuindo para a geração de negócios prósperos e resilientes, aumentando, assim, a qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico da região. A diversidade e a inclusão serão uma prioridade dentro dos programas, focando particularmente em gênero e raça.
- A intenção continuará promovendo o empoderamento econômico das mulheres e das minorias raciais e, desta forma, avançar na igualdade. Em toda a região, há parcerias com diferentes organizações, governos e outros aliados para participar de projetos de empoderamento econômico em mais de 15 países.