Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Pequenas empresas inscritas poderão receber até 30 mil libras para desenvolver um produto alimentício com base no design circular
O desafio de inovação O Grande Redesenho de Alimentos, lançado pela Fundação Ellen MacArthur em maio deste ano para mobilizar a indústria de alimentos a criar alimentos que ajudam a natureza a prosperar, já conta com mais de 140 participantes e está na sua reta final de inscrições. Estão incluídas nessa lista gigantes como Nestlé, Unilever e Danone, além de startups e pequenas e médias empresas inovadoras.
Na América Latina, temos 36 representantes até o momento, incluindo Grupo Bimbo, Grupo Arcor e Arcos Dorados. 19 dessas empresas são brasileiras, como Unilever e Danone no Brasil (inscritas globalmente e localmente), Ambev, BRF, assim como, startups e pequenas e médias empresas inovadoras, como Puravida e Mãe Terra.
O Desafio oferece uma oportunidade única e empolgante de colaboração e aprendizado entre pares, juntamente com o apoio dos principais especialistas em economia circular e agricultura regenerativa. Além disso, será disponibilizado um valor total de £ 510.000 em subsídios para promover e apoiar a inovação entre as PMEs e startups. As empresas que apresentarem propostas de desenvolvimento de produtos elegíveis poderão se aplicar para receber o subsídio de até £30.000 por empresa.
Dentro do desafio, os participantes são convidados a criar novos produtos alimentícios, ou redesenhar os existentes, usando princípios de design circular. Para isso, eles aprenderão como os alimentos podem regenerar a natureza, enfrentar as mudanças climáticas e restaurar a biodiversidade. As equipes bem-sucedidas poderão levar suas ideias à fase de produção e apresentar seus produtos a varejistas.
O desafio, que é gratuito e aberto a produtores, varejistas, startups e fornecedores da indústria de alimentos, já está acontecendo. As empresas estão passando por uma jornada de aprendizagem baseada em webinars e sessões de troca de conhecimento com outros participantes e a equipe do desafio. Mas, as inscrições seguem abertas até o dia 18 de setembro. As empresas que se cadastrarem até essa data terão acesso aos webinars gravados e a todo o conteúdo de aprendizagem disponível na plataforma do desafio.
Mais informações clique AQUI.
“O desafio está profundamente relacionado com o propósito, a estratégia e as atividades vitais da Horta da Terra. Os webinars, reuniões e interações com o time do desafio e outros participantes estão gerando muitos aprendizados sobre design, comunicação, comportamento de consumo, materiais e conceitos para embalagens. Toda essa troca tem gerado um super entusiasmo em todo o time. Já estamos pensando em formulações de novos produtos utilizando 100% dos nossos ingredientes.” – Bruno Kato, CEO da Horta da Terra.
“Na Ambev temos ambições sólidas em nossa agenda de ESG. A sustentabilidade não faz parte do nosso negócio, ela é o nosso negócio. Com o desafio, ampliamos o olhar para pensar no desenvolvimento dos produtos do começo ao fim, analisando a cadeia de produção de forma ampla. Buscando não apenas utilizar recursos, mas devolver de forma positiva ao ecossistema. Neste momento, já temos produtos que estão passando por fase de redesenho em aprovações internas” – Caio Miranda, Diretor de Sustentabilidade da Ambev.
Estamos muito entusiasmados por apoiar o Desafio O Grande Redesenho de Alimentos. Acreditamos que os alimentos têm o poder de regenerar a natureza e este desafio único oferece uma grande oportunidade para as empresas de alimentos desenvolverem produtos projetados para ajudar a natureza a prosperar e construir uma compreensão profunda dos resultados regenerativos no nível do cultivo agrícola. – Franck Saint-Martin, Gerente de Impactos Ambientais, Relações Públicas Global & Compromisso ESG, Nestlé
“Estamos muito felizes em ver tantas empresas relevantes da indústria de alimentos comprometidas com o desafio O Grande Redesenho de Alimentos. Esta é uma oportunidade única de aprender sobre design circular de alimentos e desenvolver produtos que ajudarão a natureza a prosperar. Chegamos à reta final das inscrições e convidamos as empresas a participarem e darem esse passo importante para poder oferecer a seus consumidores opções de produtos que sejam realmente positivas para a natureza.” – Luisa Santiago, Líder da Fundação Ellen MacArthur na América Latina
Lista de empresas latinoamericanas inscritas no desafio O Grande Redesenho de Alimentos:
- Amazônia Agroflorestal – Brasil
- Amazônia Smart Food – Brasil
- Amazônika Mundi – Brasil
- Aminoteka – Uruguai
- Arcos Dorados – Uruguai
- Asociación Mujeres Emprendedores de Dulces de San Basilio de Palenque – Colômbia
- Bebajapí bebidas fermentadas – Brasil
- BRA Café – Brasil
- BRF – Brasil
- Calfsolution SA – Costa Rica
- Cervecería Monstruo de Aguo – México
- Cervejaria Ambev – Brasil
- Cuíca – Brasil
- Danone – Brasil
- Girones SA – Colômbia
- Grupo Arcor – Argentina
- Grupo Bimbo – México
- Grupo Nutresa – Colômbia
- Indústrias de Alimentos Sostenivles Molinillito SAS – Colômbia
- Mãe Terra – Brasil
- Mahta – Brasil
- Manifiesto – Chile
- Manioca – Brasil
- Plantopia Comércio de Ativos Regenerativos Ltda – Brasil
- Positive Company – Brasil
- Protin Biotech – Brasil
- Puravida – Brasil
- SCP Alimentación Animal Ecológica – Colômbia
- Selva Nevada – Colômbia
- Superalimentos NutraBio SAS BIC – Colômbia
- The Imperfect Project – Chile
- Tomorrow Foods – Argentina
- Unilever – Brasil
- Usina São Francisco SA – Brasil / Native Produtos Orgânicos – Brasil
- Viva Regenera – Brasil
- Horta da Terra – Brasil