É possível carregar carros elétricos com energia solar com o equipamento correto – Foto: Unsplash
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Não é novidade nenhuma que carros elétricos e energia solar são benéficos para o planeta e muito mais econômicos que os outros recursos. Porém, poucas pessoas aproveitam a chance de usar ambos e ter um baixo custo na conta de eletricidade e nos gastos mensais, até porque essa fonte de energia é a opção mais econômica e ecológica para o abastecimento de carros elétricos. De acordo com um estudo realizado pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), a produção de carros elétricos pode gerar emissões significativas de gases de efeito estufa, especialmente devido à extração de materiais como o lítio, usados para a fabricação de materiais.
Nos últimos anos, carros elétricos vêm se tornando uma opção mais popular entre os consumidores, devido à radiação solar ser uma fonte de energia limpa e renovável. Por causa dessa demanda, diversas empresas querem aproveitar para lançar produtos inovadores, e que também sejam sustentáveis. É o caso da empresa chinesa Beny, de energia solar, que está chegando no Brasil e tem em sua linha de produtos um carregador movido a energia solar, que fornece energia para todos os tipos de veículos elétricos. “Se o motorista possuir um sistema fotovoltaico, o custo de carregamento da bateria será bem mais baixo e pode até ser zerado. O nosso carregador é adequado para usos internos e externos, com caixas à prova d’água. Garantimos que ele supere a expectativa de vida útil e desempenho”, comenta André Mattioli, gerente da Beny, no Brasil.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA), o Brasil já se encontra entre os 20 países com maior capacidade instalada de energia solar do mundo. A procura por sistemas fotovoltaicos tem sido crescente, assim como em relação aos carros elétricos e híbridos, que em abril de 2022 já eram mais de 90.000 em circulação no país.
Essa opção pela energia solar se estende principalmente pela sustentabilidade e economia. Um carro movido a gasolina ou etanol, tem um gasto semanal para encher o tanque, mas quando a pessoa opta por um carro elétrico movido por energia solar, o que ela precisa se preocupar é com o carregador e com a luz do sol, ou seja, há pouco para se preocupar para operar o carro, o que não acontece com os carros movidos a combustível fóssil.
Poucas pessoas consideram que a energia vinda dos raios solares são praticamente inesgotáveis, além de não gerar resíduos que poluem a atmosfera. “Essa fonte de energia não emite gases poluentes, então tudo gerado para movimentar o carro provém de recursos naturais. Vemos isso como uma revolução para o nosso planeta que está gritando por socorro, visto que a cada dia está mais degradado. E a nossa missão é contribuir para essa melhora”, finaliza o CEO da Beny.