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Por – Redação Neo Mondo, com informações da Smartcom
Ferramenta se consolida como opção poderosa para a divulgação de produtos e serviços além de unir a inovação tecnológica à consciência ambiental, sendo um farol que ilumina os caminhos para um futuro mais sustentável
Atualmente, empresas e marcas enfrentam o desafio de destacar-se em meio a um oceano de informações em constante expansão. Nesse cenário, o podcast emerge como uma alternativa eficaz para contar histórias, educar e envolver os ouvintes de forma mais profunda, oferecendo conteúdo de alta qualidade e de fácil acesso.
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De acordo com o relatório Data Reportal de 2023, o Brasil lidera o consumo de conteúdo por podcast no mundo, com 42,9% dos usuários entre 16 e 64 anos sendo brasileiros. Esse dado não passou despercebido pelas marcas e patrocinadores, refletindo-se em um aumento significativo na produção e consumo de conteúdo de podcast. Por exemplo, de janeiro a setembro do mesmo ano, observou-se um crescimento de 36% na produção e de 28% no consumo, em comparação com o período equivalente de 2022.
Além dos próprios podcasts, os programas de áudio sob demanda disponíveis em plataformas de streaming oferecem uma variedade de formatos, incluindo videocasts, que podem ser publicados no YouTube, a maior rede social do mundo.
Segundo Silvana Piñeiro, jornalista, mestre em Estudos Políticos e Marketing, e CEO da agência Smartcom Inteligência em Comunicação, especializada em comunicação integrada para empresas BtoB e escritórios de advocacia, os podcasts representam uma oportunidade única para as marcas alcançarem um público altamente qualificado de maneira autêntica, incentivando a fidelização.
Piñeiro destaca que os podcasts corporativos têm a capacidade de construir confiança com os ouvintes ao fornecer conteúdo relevante e interessante, posicionando as marcas como autoridades em seus setores e estabelecendo conexões emocionais com o público-alvo. Isso não apenas aumenta a identificação com a marca, mas também promove a fidelização a longo prazo e contribui para o aumento dos resultados das vendas.
Além disso, os podcasts oferecem uma plataforma flexível para a aplicação do storytelling, possibilitando o compartilhamento de casos de sucesso de clientes, entrevistas com especialistas do setor e insights exclusivos sobre produtos e serviços.
A CEO enfatiza que os podcasts são especialmente indicados para negócios BtoB e prestadores de serviço, pois seu tom de voz envolvente permite uma comunicação detalhada e autêntica, proporcionando uma verdadeira experiência do conhecimento e destacando a proposta de valor única da marca.
Outro ponto forte dos podcasts é sua acessibilidade e conveniência, pois os ouvintes podem sintonizar os episódios em qualquer dispositivo e em seus próprios horários, seja durante o deslocamento diário, exercício físico ou em casa. Isso possibilita alcançar o público-alvo em momentos-chave, quando estão mais receptivos à mensagem.
Para aqueles que desejam explorar o poder dos podcasts, Piñeiro sugere investir na produção de conteúdo de alta qualidade e na promoção eficaz do programa por meio das redes sociais, inclusive considerando a possibilidade de monetização dos programas.
Em suma, o conteúdo de qualidade estabelece um primeiro contato valioso e constrói relacionamentos significativos, aumentando a credibilidade da marca e impulsionando o crescimento do negócio.