Imagem: Freepik
ARTIGO
Os artigos e informes publicitários não representam necessariamente a posição de NEO MONDO e são de total responsabilidade de seus autores. Proibido reproduzir o conteúdo sem prévia autorização
Por – Gabriel Roz*, especial para Neo Mondo
O mercado de geladeiras no Brasil está prestes a passar pela maior revolução em muitos anos. Até o fim dessa década, as novas regras de eficiência energética vão impactar – para melhor – o dia a dia das pessoas em relação ao consumo de energia, mesmo que, em um primeiro momento, os fabricantes precisem se adaptar para fornecer produtos cada vez mais econômicos. Nesse novo cenário, geladeiras conectadas e que contam com funções baseadas em Inteligência Artificial – a febre tecnológica de nosso tempo – largam com muita vantagem.
Leia também: Samsung se adequa ao novo selo de eficiência energética
Leia também: Samsung reforça suas iniciativas sustentáveis
Muitos dos novos modelos já disponíveis, que inclui modelos Duplex e Duplex Inverse, já saem de fábrica prontos para se conectarem aos ecossistemas de casa inteligente. Com diferentes funções para se adaptarem a perfis variados de utilização, esses refrigeradores são, de fato, as melhores opções para quem deseja não apenas economia de energia, mas também facilidade e um design diferenciado na cozinha. Uma novidade no mercado brasileiro, as geladeiras Duplex conectadas entregam eficiência, praticidade e aprendem com o dia a dia dos moradores da casa.
Há eletrodomésticos, por exemplo, que já são capazes de compreender a necessidade do usuário para reduzir os gastos – ou seja, se a geladeira exceder o limite desejado de energia, a inteligência artificial dará uma sugestão para otimizar a velocidade do compressor e ciclo de degelo baseado no uso diário, regulando seu funcionamento de forma automatizada. Além disso, a conectividade via Wi-Fi permite o controle das geladeiras de qualquer lugar, possibilitando o ajuste de temperatura mesmo fora de casa, além de programar o recebimento de avisos e notificações sobre a geladeira, como no caso de a porta não ser fechada corretamente ou de ocorrer uma oscilação grande de temperatura em seu interior.
Entre outras funções de destaque, que se enquadram no padrão de qualidade estipulado pelo Inmetro, os produtos mais modernos do mercado possuem os mais altos níveis de eficiência energética A+++, cumprindo com folga as exigências máximas do novo padrão brasileiro, e com eficiência de até 30% a mais em relação à atual classificação A. Há marcas, por exemplo, que oferecem garantia de 20 anos no compressor Digital Inverter, que garante ainda mais economia, maior nível de silêncio e maior durabilidade ao produto. Não menos importante, o design elegante, com portas planas, puxadores embutidos e painel digital interno, possibilitam combinações com diferentes estilos de decoração, adaptando-se facilmente a diversos conceitos de cozinha. Listando todas essas vantagens, parece até que estamos falando de uma cozinha futurista, mas a realidade é que todos esses benefícios já estão ao alcance dos consumidores que desejam um dia a dia mais prático, econômico e conectado.
*Gabriel Roz, gerente sênior de produtos de Home Appliances da Samsung Brasil.