Documentário Euceano mostra personagens reais que se dedicam à sustentabilidade do oceano – Imagem:Rodrigo Thome/Euceano
POR – OSCAR LOPES, PUBLISHER DE NEO MONDO
Apresentada por Rodrigo Thomé e Rodrigo Cebrian, a série exibida no Canal Off e disponível no catálogo da Globoplay
Após duas temporadas de sucesso internacional nas Maldivas e no Mar Vermelho, a série Euceano agora volta suas lentes para o Brasil, explorando histórias inspiradoras de brasileiros engajados na conservação ambiental. Este novo capítulo da série, liderada pelos mergulhadores e documentaristas Rodrigo Thomé e Rodrigo Cebrian, já está disponível no Canal Off, do Grupo Globo, e no Globoplay.
Leia também: Dia Mundial dos Oceanos: Neo Mondo e Redemar Brasil, uma parceria transformadora
Leia também: Você está de costas para o Oceano?
Único projeto audiovisual brasileiro com apoio da Unesco e da Década dos Oceanos (ONU), que abrange de 2021 a 2030, Euceano apresenta oito novos episódios nesta terceira temporada. A iniciativa recebeu suporte científico da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que há mais de três décadas promove a conservação da natureza e dos oceanos no Brasil.
Nesta nova jornada, os Rodrigos exploram o Norte e o Nordeste do Brasil, encontrando pessoas que dedicam suas vidas à sustentabilidade ambiental, enquanto se aventuram em experiências únicas. De explorar os manguezais do extremo Norte brasileiro à surfar ondas de água doce na Ilha de Mosqueiro (PA), passando por iniciativas de restauração de corais e encontros com golfinhos e tubarões em Fernando de Noronha, eles destacam como nossa conexão com o oceano se manifesta através dos rios, manguezais, florestas e, principalmente, das pessoas.
Euceano não apenas busca educar e sensibilizar, mas também inspirar um profundo amor e conexão com o oceano, mesmo para aqueles que nunca o viram pessoalmente. Omar Rodrigues, gerente de Comunicação e Engajamento da Fundação Grupo Boticário, destaca: “O audiovisual tem o poder de aproximar realidades distantes e mobilizar a sociedade em prol da causa oceânica, vital para todos nós.”
Além de ser uma plataforma cultural oceânica, Euceano também se dedica a engajar a sociedade na conservação e influenciar políticas públicas que enfrentem os desafios do aquecimento global nos mares, essenciais como ecossistema regulador do clima.
Assim, a temporada brasileira de Euceano reforça o compromisso com a biodiversidade e inspira a ação coletiva para um futuro sustentável, revelando como cada um de nós pode contribuir para a proteção dos nossos oceanos.