Fachada da fábrica da PepsiCo em Sorocaba (SP) – Foto: Joel Silva
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Hoje, 20 de junho, a PepsiCo publicou o seu relatório sobre o progresso de seus resultados ambientais, sociais e de governança (ESG) ao longo do ano passado
O Resumo ESG 2023 inclui o Resumo ESG os Tópicos ESG de A-Z e o ESG Data Hub, fornecendo uma atualização detalhada sobre PepsiCo Positive (pep+), o programa de transformação global da companhia que busca impulsionar o desempenho e o valor dos negócios no longo prazo.
Leia também: PepsiCo amplia iniciativas pela Reciclagem de plástico flexível no país
Leia também: PepsiCo inicia cultivo de cacau em consórcio com coco-verde na sua fazenda de KERO COCO® em Petrolina (PE)
O Brasil, sendo um dos principais mercados na América Latina, reforça a sua contribuição direta para o avanço nas metas globais, por meio de projetos já reconhecidos nas principais frentes de atuação da agenda PepsiCo Positive (pep+), tais como: a Estação de Tratamento de Efluentes pelo método de biorreatores com membranas e osmose reversa – MBR/OR na fábrica de Itu (SP), que potabiliza e possibilita o reuso de efluentes da localidade; duas Usinas Termossolares, em Feira de Santana (BA) e Sete Lagoas (MG); a adoção de mais de 170 veículos elétricos ou a gás na frota própria de caminhões; o projeto local pioneiro de baús de caminhão fabricados com plástico reciclado de embalagens de snacks e de bebidas na composição; a destinação correta de plástico flexível de snacks em volume equivalente ao que a companhia lança no mercado anualmente; o fomento à práticas regenerativas nos campos de cultivo de batata e de coco-verde para fabricação de snacks e de água de coco de algumas de suas marcas; como RUFFLES®, ELMA CHIPS® e KERO COCO®; o apoio a organizações sem fins lucrativos para ações de educação e inclusão social, de combate à fome e de formação de profissionais negros e negras; avanços consideráveis na agenda de DE&I – Diversidade, Equidade e Inclusão e, ainda, a evolução do portfólio, por meio de novas tecnologias, novo blend de óleos, diminuição de açúcares adicionados, sódio, entre outras ações.
No plano global, em 2023, a PepsiCo alcançou algumas metas antes do previsto, introduziu novas e fez grandes progressos em outras, enquanto certas metas, incluindo o que diz respeito às embalagens, continuam a apresentar desafios. Por meio de uma ampla gama de inovação, investimento estratégico, parcerias inovadoras e a multiplicidade de ações implementadas pelos nossos 318 mil funcionários ao redor do mundo, a empresa:
- Reduziu as emissões de Escopo 1 e 2 em 13% e das emissões totais de Escopo 1, 2 e 3 em 5% ano após ano¹;
- Reduziu o uso de plástico virgem derivado de fontes não renováveis em 4% ano após ano²;
- Dobrou a sua pegada global de agricultura regenerativa para mais de 728 mil hectares³;
- Registou uma melhoria de 25% na eficiência do uso da água nas operações próprias da empresa com alto risco hídrico em comparação com a linha de base de 2015 – atingindo essa meta dois anos antes do previsto4;
- Ajudou mais de 10 milhões de pessoas a terem acesso a água potável, elevando o total para mais de 91 milhões desde 20065;
- Introduziu duas novas metas para reduzir o sódio e fornecer ingredientes diversos – 36%6,7 do volume de alimentos estava igual ou abaixo dessas novas metas de sódio. Além disso, entregou 75 bilhões7,8 de porções de ingredientes diversos.
“Três anos após o início da nossa jornada PepsiCo Positive (pep+), está claro que o foco que direcionamos em todo o negócio está funcionando em muitas áreas. Nosso uso de plásticos virgens diminuiu ano após ano e nossas emissões totais de Escopo 1, 2 e 3 diminuíram em comparação com 2022, bem como, em relação à nossa linha de base de 2015. Tudo isso deve ser comemorado. No entanto, o caminho a seguir continuará a apresentar desafios”, disse Jim Andrew, Diretor de Sustentabilidade da PepsiCo. “Continuamos avaliando onde devemos dedicar tempo e recursos para gerar um impacto significativo e garantir que estamos concentrando nossos esforços de forma eficiente. Construir parcerias fortes e estratégicas com outros players capazes de contribuir para soluções escaláveis, além de adotar e ampliar tecnologias inovadoras são fundamentais para a nossa estratégia.”, completou Andrew.
Consulte os materiais completos do Resumo ESG da PepsiCo para uma visão geral completa dos resultados de pep+ de 2023. O Resumo digital deste ano e todos os recursos complementares para download estão disponíveis aqui.