SP Ocean Week 2024, quinta edição do festival anual em celebração à cultura oceânica – Imagem: Freepik
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Entre os dias 18 e 20 e de setembro, programação da série Ideias Azuis reunirá dezenas de palestrantes em 12 encontros que abordarão temas como cultura oceânica, transição energética, aquicultura e biotecnologia, além de apresentar iniciativas do terceiro setor e da iniciativa privada envolvendo parceiros como Sea Shepherd Brasil, BNDES, Sebrae e Ilha Hub, que organizará os pitches
Ao longo de cinco dias de ampla programação, entre 18 e 22 de setembro, a SP Ocean Week 2024, quinta edição do festival anual em celebração à cultura oceânica, ocupará diversos espaços do Memorial da América Latina, em São Paulo, e apresentará ao público mais de 20 painéis de atividades, reunindo mais de 60 palestrantes e 28 institutos de pesquisa científica e ONGs de conservação marinha.
Leia também: SP Ocean Week 2024 promove uma imersão na cultura oceânica
Leia também: Movimento Pororoca: a virada da maré pelo oceano
Durante os dias 18,19 e 20 de setembro, os painéis de debates Ideias Azuis reunirão dezenas de palestrantes em 12 rodas de conversa que abordarão temas como cultura oceânica, transição energética, pesca, aquicultura e biotecnologia. A série de encontros também contará com o apoio dos seis patrocinadores da SP Ocean Week 2024: Repsol Sinopec; Instituto Aegea; Ecorodovias; Wilson Sons; Sebrae; e Odontoprev.
Em um painel voltado à agenda do Oceans 20 para o G20, uma série de recomendações do terceiro setor e da iniciativa privada será apresentada por parceiros como Sea Shepherd Brasil, Parley, BNDES e Ilha Hub, um hub de empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação baseado em Ilhabela (SP), focado em soluções para a economia azul, que também será responsável pela organização, na sexta-feira (20), de pitches que aproximarão startups e investidores no painel Venture Capital.
“O Ilha Hub quer promover benefícios e ganhos para todos: quem pode ser atendido com as soluções das startups (produtos e serviços); as startups, ao fazerem mais e melhores negócios e continuarem na jornada de crescimento do empreendimento; e todos que estão em torno (os stakeholders) com desenvolvimento de negócios e relações mais sustentáveis, tanto do ponto de vista ambiental quanto social e de governança. Entendemos o ecossistema como o Oceano: único”, explica Sandrelise G. Chaves, CEO e cofundadora do Ilha Hub ao lado de Edmar Moraes.
Ideias Azuis
Reunindo uma série de entrevistas em formato de podcasts com renomados especialistas ao longo de três dias, o painel de debates Ideias Azuis também promoverá discussões que apontarão caminhos para o cumprimento das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14), que é parte de uma série de 17 resoluções estabelecidas pela ONU em 2015, com o apontamento de medidas de proteção à vida na água. As rodas de conversas serão pautadas também pela Década do Oceano da ONU, compreendida entre 2021 e 2030, que pretende entregar um oceano saudável, seguro, produtivo e sustentável para as futuras gerações.
Com 1h30 de duração, cada mesa da série Ideias Azuis contará com a presença de dois a quatro convidados e terá a mediação de Beatriz Santomauro, jornalista com especialização em sustentabilidade. Com o tema Saúde Única do Oceano – Justiça Azul, Ambiental e Social, o primeiro dia de debates, quarta-feira (18), apresentará quatro painéis: 1) Oceano Limpo – Um desafio chamado Baía da Guanabara – Soluções e Perspectivas de Uso Sustentável; 2) Conservação – Um Oceano Saudável e Resiliente; 3) Cultura Oceânica – Um Oceano Inspirador e Envolvente; 4) Comunidades Tradicionais – Repensar a Relação do Humano com o Mar.
No segundo dia, quinta-feira (19), a economia azul dará a tônica dos debates, que discutirão o tema Inovação, Soluções e Perspectivas, nos seguintes painéis: 1) Alimento – Pesca, Aquicultura e Biotecnologia; 2) Energia do Oceano – Transição Energética; 3) Navegação – Transição Para a Sustentabilidade.
No encerramento do segundo dia de atividades do Ideias Azuis, no painel Venture Capital, a SP Ocean Week 2024 promoverá pitches de captação reunindo startups que apresentarão projetos empenhados na criação de negócios inovadores, de base tecnológica e científica, por meio de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a um grupo seleto de investidores. O painel Venture Capital contará também com as participações de representantes do Ilha Hub, OceanPact, Kata Vento e Sebrae.
Encerrando a série, na sexta-feira (20), o festival apresenta quatro painéis que discutirão a agenda do Oceans 20 (O20), Grupo de Engajamento da Sociedade Civil sobre o Oceano, que foi instituído em 2023, após o Brasil ter assumido a Presidência do G20, e que congrega ações do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas – INPO, da Fundação Brasileira Para Biodiversidade – FUNBIO, do Pacto Global da ONU, do Fórum Econômico Mundial e do Woods Hole Oceanographic Institution, centro de pesquisa oceânica fundado em 1930 nos Estados Unidos.
“A formação do Oceans 20 constitui uma proposta bastante ousada de diversificação de caminhos, não só de financiamento, mas também de geração de oportunidades para que a economia sustentável do oceano possa florescer e, com base nela, se justifique cada vez mais a necessidade de um oceano saudável, de um oceano limpo e produtivo, que tenha como base a conservação. Uma transformação de paradigma para que a gente consiga sair de uma abordagem de mineração para uma exploração mais voltada aos serviços ecossistêmicos, que são tão importantes para a humanidade continuar tendo qualidade de vida e poder continuar vivendo no planeta”, explica um dos cofundadores do O20 e da SP Ocean Week, o biólogo Alexander Turra.
No primeiro painel com as proposições do Oceans 20 para o G20, recomendações do terceiro setor serão apresentadas por quatro instituições: Sea Shepherd; Rede Biomar Golfinho Rotador; Parley; e Equipe Cafeína. Apontamentos da iniciativa privada irão compor as discussões promovidas no segundo painel, que reunirá: Instituto Aegea; Ecorodovias; Odontoprev: Wilson Sons; e Sebrae. Nos painéis 3 e 4, signatários do Compromisso Para o Futuro do Oceano, documento formulado durante a edição 2023 da SP Ocean Week, se reunirão para fazer um balanço das atividades e dos avanços empreendidos no último ano. Os dois encontros finais contarão com a presença de representantes de instituições como Petrobrás, BNDES, LIDE Litoral Paulista, Instituto Meros do Brasil, Instituto Neo Mondo e Instituto Selo Social.
No encerramento da programação do painel de debates Ideias Azuis, a SP Ocean Week promoverá a entrega do Prêmio Marta Vanucci, honraria que presta homenagem à pioneira da oceanografia no Brasil e foi idealizada pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano com a finalidade de destacar mulheres que atuam na produção científica de conhecimento sobre o mar.
Confira a seguir a agenda diária do painel de debates Ideias Azuis.
IDEIAS AZUIS – PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Moderação: Beatriz Santomauro
1º Dia – 18 de setembro, quarta-feira
Saúde Única do Oceano – Justiça Azul, Ambiental e Social
10h: Painel 1 – Oceano Limpo
Um desafio chamado Baía da Guanabara – Soluções e perspectivas de uso sustentável
Participantes:
- Caroline Lopes Santos – Gerente de Meio Ambiente da Águas do Rio
- Pedro Belga – ONG Guardiões do Mar
- Márcia Hirota – SOS Mata Atlântica
- Andrea Junqueira – UFRJ e Programa Ecológico de Longa Duração – PELD Baia de Guanabara
11h30: Painel 2 – Conservação – Um Oceano Saudável e Resiliente
Agenda 30×30: 30% de áreas protegidas até 2030
Participantes:
- Clayton Lino – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
- Priscila Saviolo – Fundação Florestal
- Anna Carolina Lobo – WWF
- Fábio dos Santos Motta – UNIFESP
14h: Painel 3 – Cultura Oceânica
Um Oceano inspirador e envolvente
Participantes:
- Jana Menegassi del Favero – Bióloga e escritora
- Germana Barata – LabJor Unicamp
- Natalia Pirani Ghilardi-Lopes – UFABC
- Rodrigo Thomé – Euceano
15h30: Painel 4 – Relação do ser humano com o oceano
Repensar a relação do humano com o mar
Participantes:
- Eduardo Alberto Navarro Rodrigues de Barros – Cucarachaboats
- Ciça Nobre – Guardiã da Baía do Araçá
- Victor Bezerra – Fotógrafo e embaixador do UpRise
- Ana Carolina Barbosa – Fórum de Comunidades Tradicionais de Ubatuba
2º Dia – 19 de setembro, quinta-feira
Economia Azul – Inovação, Soluções, Perspectivas
10h: Painel 1 – Alimento
Pesca, Aquicultura, Biotecnologia
Participantes:
- Bryan Muller – Olha o Peixe
- Victor Uber – EcoReef
- Warley Henrique – Sebrae
- Flávia Saldanha-Corrêa – IOUSP
11h30: Painel 2 – Energia do Oceano
Transição Energética
Participantes:
- Gustavo Torres, Repsol Sinopec
- Élbia Gannoum – Associação Brasileira de Energia Eólica
- Eliab Ricarte Beserra – COPPE/UFRJ
- Ildo Luís Sauer – Instituto de Energia e Ambiente da USP
14h: Painel 3 – Navegação
Transição para a sustentabilidade
Participantes:
- Claudio Muller Sampaio – Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da POLI/USP
- João David – Wilson Sons
- Carlos Andre Vamderlei de V. Cavalca – Porto de Suape
- Rubens Filho – Pacto Global da ONU Brasil
15h30: Painel 4 – Venture Capital
Conexões Azuis: Integrando Atores e Setores do Ecossistema de Inovação – Organização: Ilha Hub
Participantes:
- Sandrelise G. Chaves – Ilha Hub de Inovação
- Amandine Chevé – OceanPact
- Claudio Teixeira – Kata Vento
- Juliana Borges – Sebrae
3º Dia – 20 de setembro, sexta-feira
O20 – Agenda do Oceano para o G20
10h: Painel 1
Recomendações do Terceiro Setor
Participantes:
- Nathalie Gil – Sea Shepherd
- José Martins – Rede Biomar Golfinho Rotador
- Antonia Mascarenhas – Parley
- Pedro Dantas – Equipe Cafeína
11h30: Painel 2
Recomendações da Iniciativa Privada – Patrocinadores
Participantes:
- Maíra Sugawara – Instituto Aegea
- Gabriel Jordão – Ecorodovias
- Augusto Scifone Bascchera – Odontoprev
- Wagner dos Santos Ramos – Wilson Sons
- Juliana Borges – Sebrae
14h: Painel 3
Recomendações dos Signatários do Compromisso para o Futuro do Oceano – Empresas
Participantes:
- Maíra Sugawara – Instituto Aegea
- Gregorio da Cruz Araújo Maciel – Petrobras
- Béatrice de Toledo Dupuy – Santos Brasil
- Jarbas Vieira Marques Jr. – LIDE Litoral Paulista
- Luiz Antonio Pazos Moraes – BNDES
15h30: Painel 4
Recomendações dos Signatários do Compromisso para o Futuro do Oceano – Sociedade Civil
Participantes:
- Luana Seixas – Instituto Meros do Brasil
- Cláudia Namiki – Bate-Papo com Netuno
- Oscar Lopes Luiz – Instituto Neo Mondo
- Laura Piatto – Instituto Monitoramento Mirim Costeiro
- Fernando Assanti – Instituto Selo Social
17h: Entrega do Prêmio Marta Vanucci
Sobre a SP Ocean Week
A gênese da SP Ocean Week remete a 2009, com o encontro entre dois apaixonados pelos encantos e desafios do mar: um experiente jornalista especializado no tema, Alfredo Nastari, que então editava a revista Scientific American Brasil, e o renomado biólogo Alexander Turra, fonte de Nastari e Professor Titular do Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP). Em uma ação conjunta do projeto Mídia Mar Comunicação, criado por Nastari, e a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, coordenada por Turra e vinculada à Universidade de São Paulo (USP), por meio de seus institutos Oceanográfico (IO-USP) e de Estudos Avançados (IEA-USP), em 2019 foi concretizada a ideia de realizar anualmente, em São Paulo, a Marina Week. Em 2023, em sua quarta edição, o evento foi rebatizado de SP Ocean Week.
SERVIÇO
SP OCEAN WEEK 2024
De 18 a 22 de setembro de 2024
Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo.
Para conferir a programação completa do festival clique AQUI.