Imagem: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Colocação em ranking do TCU que avaliou aspectos sociais, ambientais e de governança em organizações federais reconhece atuação socioambiental da empresa
A Petrobras conquistou o primeiro lugar entre as 19 sociedades de economia mista federais avaliadas no IESGo 2024, o novo índice desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para avaliar práticas sociais, ambientais e de governança de organizações públicas federais.
Além da liderança entre as sociedades de economia mista, a Petrobras também ficou em 3º lugar entre as 45 empresas estatais federais avaliadas e, no ranking geral, que avaliou 387 organizações da administração pública federal, alcançou o 8º lugar, melhor posição da companhia desde o início das medições pelo TCU, em 2014. Contribuíram para esse resultado os indicadores da Petrobras em aspectos sociais, ambientais e de gestão de tecnologia e segurança da informação.
Além da sustentabilidade social e ambiental, o indicador analisa outros temas relacionados a ESG como governança, gestão de pessoas, contratações e gestão orçamentária.
O índice iESGo 2024 – Índice ESG (Environmental, Social and Governance) foi criado pelo TCU este ano, como uma nova versão do Índice Integrado de Governança e Gestão públicas (iGG), que existe desde 2014 e agora passa a incluir parâmetros de sustentabilidade social e ambiental, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).