Imagem: Divulgação
Por – Thiago Guth*, especial para Neo Mondo
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data que nos inspira a lutar por igualdade de oportunidades. A Bahia é o estado mais negro do Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% dos baianos se declaram pretos ou pardos. No entanto, as desigualdades sociais por cor ou raça são marcantes no mercado de trabalho. A desocupação, a subutilização e a informalidade continuam atingindo mais pretos e pardos em todo o país.
Leia também: Instituto Neoenergia e WWF-Brasil lançam documentário sobre Projeto Coralizar
Leia também: Neoenergia lança jogo educativo para conscientizar sobre preservação da Caatinga
Essas desigualdades identificadas têm razões diferentes, mas todas elas são motivadas pelo racismo estrutural que, pela força de um longo período histórico, continua até hoje impondo diversos obstáculos em relação ao acesso à educação, ao trabalho e à qualidade de vida. Diante desse cenário, torna-se relevante a execução de ações afirmativas para possibilitar a ascensão pretos e pardos no mercado de trabalho brasileiro. Trata-se de um movimento necessário em que as empresas devem atuar como agentes de uma transformação social capazes de promover novas oportunidades para impulsionar a inclusão desse grupo de pessoas.
Desde abril deste ano a Neoenergia Coelba, distribuidora da Neoenergia na Bahia, é a primeira companhia do segmento de energia a colocar em prática um programa de promoção de carreira com foco no desenvolvimento profissional de colaboradores pretos e pardos, o Potencialize. O percentual apontado pela PNADC segue a mesma representatividade no quadro de funcionários da distribuidora, onde 80% dos nossos colaboradores são negros. Mas apenas 30% desses profissionais ocupam cargos executivos.
A companhia acredita na construção de uma cultura corporativa que valoriza a diversidade e atua para garantir mais igualdade de oportunidades. Esse é o foco do Potencialize, uma iniciativa criada para impulsionar os profissionais dentro da própria empresa, com cursos de gestão de pessoas, negócios, processos e projetos, além da formação em outros idiomas como inglês. A expectativa é aumentar em 40% a participação dos pretos como gestores nos próximos anos.
A energia do Potencialize está no desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais para impulsionar a carreira de cada um. E os resultados já começaram a aparecer. Dos 18 inscritos na primeira turma do programa, quatro profissionais já foram promovidos para cargos de liderança, um sucesso de 27%.
Essa primeira fase nos faz acreditar no potencial do programa. Para 2025, a Neoenergia vai expandir o Potencialize, aumentando o número de vagas em mais de 300%, para atingir 70 profissionais em todas as distribuidoras do grupo no Brasil, incluindo Distrito Federal, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Para a Neoenergia, o Dia da Consciência Negra é uma data que nos chama à ação para contribuir por uma sociedade mais justa e de maiores oportunidades para a população negra.
*Thiago Guth édiretor-presidente da Neoenergia Coelba