Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Concluído no final de fevereiro de 2025, o relatório final dos workshops de sustentabilidade nas Naves do Conhecimento – uma iniciativa da Karpowership, Soul Science e Prefeitura do Rio de Janeiro – mostra que 89 propostas de políticas públicas foram produzidas na sala de aula em 2024. Destas, cinco foram submetidas à plataforma governamental Brasil Participativo. Uma delas, voltada ao estímulo da capacitação e inclusão de pessoas com deficiência na educação, foi integrada ao Plano Clima, do governo federal. As principais temáticas abordadas nas políticas foram infraestrutura, educação e meio ambiente.
Leia também: Naves do Conhecimento recebem oficinas de ESG promovidas por Karpowership e Soul Science
Os debates também promoveram conscientização sobre as ações do encontro de cúpula das lideranças do G20. Pelo menos 10% dos alunos possuíam conhecimento sobre o que era o encontro das lideranças das economias mais relevantes do planeta, realizado no Rio de Janeiro, em novembro de 2024.
Os workshops ainda qualificaram 735 pessoas nas oficinas de sustentabilidade nas Naves do Conhecimento, localizadas no Rio de Janeiro, no ano passado. No total, 57% dos participantes foram mulheres, que tiveram interesse particular em todos os workshops com foco ambiental. A unidade da Nave do Engenhão foi a que mais proporcionou capacitação do público feminino.
Os homens tiveram maior representação (61%) na oficina de consumo consciente de energia da unidade de Padre Miguel. Negros e pardos tiveram mais de 50% de representatividade na Nave de Triagem. As iniciativas geraram projetos, em fase de desenvolvimento: em Irajá, ocorreu a construção de um programa de atividades físicas para pessoas com idade acima de 50 anos na região, enquanto, em Madureira, foi proposto um núcleo para geração e doação de itens básicos, como roupas e documentos.
Na oficina de consumo consciente, os participantes realizaram uma dinâmica que simulava o valor final da conta de luz, a partir do uso de eletrodomésticos no dia a dia, bem como, puderam observar quais ações podem ser adotadas para o consumo consciente de energia e dessa forma gerar menos impacto ambiental. Esta ação de conscientização é essencial para a sustentabilidade e o progresso socioeconômico nacional em um período que o país é atingido pela quinta onda de calor em 2025 e teve cinco ampliações seguidas de demanda por carga instantânea de energia – da indústria e das residências – em janeiro e fevereiro deste ano, de acordo com dados do ONS e do ClimaTempo.