Relatório de Sustentabilidade 2024 mostrou que, globalmente, 91% dos locais de fabricação do grupo já são certificados como “Zero Resíduo para Aterro”. O objetivo é encerrar 2025 com 100% – Foto: Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Meta divulgada no Relatório de Sustentabilidade 2024 reduz impacto da indústria e impulsiona soluções circulares na produção
O Electrolux Group anuncia uma nova meta global para ampliar o uso de materiais reciclados em seus produtos: até 2030, a empresa pretende que 35% dos plásticos e aços utilizados em sua fabricação sejam reciclados. Essa iniciativa, divulgada no Relatório de Sustentabilidade 2024, representa um avanço significativo na estratégia de economia circular do Grupo e amplia substancialmente o escopo da meta anterior, que era de 50% e considerava apenas plásticos.
“Colocamos as pessoas no centro de tudo o que fazemos, e isso inclui nosso compromisso com um futuro mais sustentável para todos. Ao ampliarmos significativamente o uso de materiais reciclados em nossos produtos, estamos não apenas reduzindo nosso impacto ambiental, mas também impulsionando toda a cadeia produtiva rumo à circularidade”, afirma João Zeni, Diretor de Sustentabilidade do Electrolux Group para a América Latina.
Com essa nova meta, o grupo pretende atingir mais de 40% de todo o material adquirido para fabricação dos produtos – cerca de três vezes mais do que o alcance da meta anterior. Esse avanço traz flexibilidade para adaptar as necessidades dos produtos às oportunidades do mercado de materiais reciclados, consolidando uma abordagem sustentável na cadeia de suprimentos. “Essa nova meta reforça nosso pioneirismo no setor e é essencial para atingirmos nossa visão de longo prazo de uma casa sustentável e bem vivida para todas as pessoas”, acrescenta João Zeni.
A estratégia de ampliar o uso de materiais reciclados é fundamental para a empresa, uma vez que a fabricação de insumos representa a segunda maior fonte de emissões de gases de efeito estufa do Grupo, atrás apenas do uso dos produtos pelos consumidores. Todas as ações, os resultados obtidos no ano passado e as metas do grupo podem ser conferidas no Relatório Anual e podem ser conferidas aqui.
Principais avanços do Electrolux Group em sustentabilidade em 2024
América Latina:
- Lançamento da seleção EcoPlus, destacando os produtos mais eficientes em consumo de energia e água. “Essa seleção busca tornar mais fácil para os consumidores tomarem decisões de compra que os ajudem a viver de forma mais sustentável”, explica João Zeni
- Aumento em mais de 70% o uso de plástico reciclado e lançamento de produtos com mais de 50% de plástico reciclado.
- Implementação do serviço de coleta e descarte consciente gratuito para nossos consumidores, reciclando mais de 200 toneladas de equipamentos.
- Redução de mais de 93 mil toneladas de CO2 entregando produtos mais eficientes (isto representa 13 vezes as emissões de todas as nossas operações)
- Expansão de tecnologias que reduzem o consumo de água em máquinas de lavar, como a Power Jet, que economiza até 50 litros por ciclo;
- Lançamento de um novo purificador de água, que consome cinco vezes menos energia e evita o descarte de 2 mil garrafas plásticas por filtro utilizado.
Globais:
- Redução de 36% nas emissões de carbono das operações (escopo 1 e 2) em comparação com 2021;
- Redução de 31% das emissões na cadeia de valor (escopo 3), principalmente pelo uso mais eficiente dos produtos;
- 94% da eletricidade e 64% da energia total utilizada nas operações globais provêm de fontes renováveis;
- Produtos mais eficientes representaram 24% das unidades vendidas e 33% do lucro bruto;
- 91% dos locais de fabricação já certificados como “Zero Resíduo para Aterro”, com objetivo de 100% até 2025;
- 99% dos produtos com refrigerantes migraram para gases de baixo potencial de aquecimento global (GWP), com a substituição completa dos HFCs até 2026;
- Implementação de inteligência artificial para segurança e bem-estar nas fábricas;
- Ampliação da transparência com nova Declaração de Sustentabilidade integrada ao Relatório Anual de 2024.
Para saber mais sobre as metas e conquistas do Grupo, acesse: Link.
Sobre o Electrolux Group
O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas líderes, que incluem a Electrolux, AEG e Frigidaire, vendemos produtos para cozinhas domésticas e profissionais em mais de 120 mercados, todos os anos. No Brasil, a marca Electrolux está presente em 67% dos lares, incluindo a Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa. Para mais informações, acesse: www.electroluxgroup.com.