PE Caverna do Diabo participa da campanha Um Dia No Parque e tem entrada gratuita em 21 de julho – Foto: © Ricardo Martinelli/Fundação Florestal
POR – AVIV COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
Unidades de Conservação gerenciadas pelo órgão do Estado de São Paulo participam da ação
A campanha Um Dia no Parque quer levar os brasileiros para as Unidades de Conservação (UCs) em todo o país. Com o objetivo de contribuir para que essa meta seja cumprida, a Fundação Florestal aderiu à campanha e, no dia 21 de julho, oferece isenção de ingressos para visitar Parques Paulistas.
O Diretor Executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz comenta sobre a importância da Campanha e sobre a adesão do órgão gestor “A Campanha Um dia no Parque vem ao encontro das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado de São Paulo para incentivar o ecoturismo nos nossos Parques. Nossas áreas naturais, embora pertençam a sociedade paulista e brasileira e contenham paisagens naturais, históricas e culturais deslumbrantes, são muito pouco visitadas e conhecidas.
Por isso a Fundação Florestal, ente vinculado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, está garantindo a isenção de ingressos e uma série de atividades associadas para este importante dia. O uso público é uma ferramenta fundamental para a conservação da natureza e para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Afinal, quem conhece protege!”
As UCs administradas pelo órgão estadual que possuem cobrança de ingressos e que vão oferecer entrada gratuita são:
PE Cantareira – https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/pe-Cantareira/
rua do Horto, 1799, São Paulo
PE Carlos Botelho – https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/pe-Carlos-botelho/
rodovia SP-139, km 78, São Miguel Arcanjo
PE Caverna do Diabo – https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/pe-caverna-do-diabo/
Estrada da Caverna (SP-165), km 111 + 5 km – Rodovia Benedito Paschoal de França, Eldorado
PE Ilha Anchieta – https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/pe-ilha-anchieta/
avenida Plínio de França, 85, Ubatuba
PE Intervales – https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/pe-intervales/
estrada Municipal, km 25, Ribeirão Grande
PE Turístico do Alto do Ribeira – PETAR – https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/pe-turistico-do-alto-ribeira-petar/
rodovia SP-165, km 159, Apiaí
PE Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba – https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pesm/nucleos/caraguatatuba/
Rua do Horto Florestal, 1200, Caraguatatuba
PE Serra do Mar – Núcleo Picinguaba – https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pesm/nucleos/Picinguaba/
Rodovia Rio Santos BR 101, Km8, Ubatuba
PE Serra do Mar – Núcleo Caminhos do Mar – https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pesm/nucleos/caminhos-do-mar/
Estrada Caminho do Mar (SP-148), Km 42, São Bernardo do Campo
O PE Ilha do Cardoso (https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/pe-ilha-do-cardoso/ -avenida Professor Wladimir Besnard, s/n, Cananeia) terá uma programação especial de atividades gratuitas que incluem:
No Núcleo Perequê, Trilha do Poço das Antas (saída única ás 11h), Passeio ao Museu Natural (saída ás 9h, 11h, e 16h) Roteiro com Caiaques (os horários de saída vão depender da maré). No Núcleo Marujá, Mostra Audiovisual (dia todo, no Centro de Visitantes da comunidade). Mais informações pelo e-mail pe.ilhacardoso@fflorestal.sp.gov.br. Consulte o limite de participantes para as atividades.
O PE Ilhabela vai oferecer visita guiada na Trilha da Água Branca, de nível fácil, com 2km de extensão em meio a Mata Atlântica, toda sinalizada com informações sobre a flora e a fauna, cinco poços naturais ideais para banho. Saída única domingo às 10h, ponto de encontro na Guarita da Estrada Parque dos Castelhanos (SP – 004/131).
Com atividades que ampliam a conscientização para a necessidade de áreas protegidas no Brasil e criam uma cultura de conhecimento, visitação, turismo e valorização de Parques e Reservas, a ação Um Dia No Parque celebra as mais de duas mil UCs que ajudam a conservar a rica biodiversidade e a história do Brasil. As UCs também oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além de promover o desenvolvimento econômico regional. A programação, repleta de experiências que atendem a diversos perfis de participantes, vai das contemplativas observações de baleias e aves às aventuras mais radicais como ciclismo, rapel e asa delta, passando por caminhadas, trilhas, surfe, piquenique, canoagem e banho de cachoeira. Ou seja, não faltam opções de atividades.
Além das UCs da Fundação Florestal, também já estão confirmadas as participações do Parque Estadual de Ibitipoca (MG), Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional Aparados da Serra (RS) e Parque Nacional de Brasília (DF), entre outras.
Em 2019, Um Dia no Parque conta com mais de 200 UCs participantes e o apoio da GIZ Brasil e Grupo Cataratas, além das instituições que fazem parte da Coalizão Pró UCs, realizadora da campanha.
Redes sociais
Na página da Coalizão Pró UCs no Facebook (https://www.facebook.com/unidoscuidamos/) é possível encontrar mais informações, além de confirmar a participação no evento.
No hotsite da campanha (www.umdianoparque.net) há dicas de visitação e sugestões de atividades, além de arquivos para download, como um guia com informações a gestores das Unidades de Conservação e parceiros.
Visite uma Unidade de Conservação, conecte-se com a natureza, com a história e cultura locais e compartilhe sua experiência usando #UmDiaNoParque.
Coalizão Pró UCs
De acordo com uma pesquisa do IBOPE Inteligência encomendada pelo WWF-Brasil, 91% dos brasileiros desejam ter mais contato com a natureza do que têm hoje em dia. No primeiro ano da campanha Um Dia No Parque, cerca de 65 Unidades de Conservação e diversos parceiros participaram da ação oferecendo múltiplas atividades em todo o país.
“O povo brasileiro ama a natureza, mas ainda tem pouco contato com o que o Brasil tem de mais bonito e raro, um patrimônio natural que está nas nossas Unidades de Conservação”, afirma Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora da iniciativa, formada em 2018, no Brasil.
Fazem parte da Coalizão Pró UCs: Rede Pró UC, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário, Imaflora, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy – TNC Brasil, Imazon, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e IUCN Brasil.